Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Viver bem / Dormir melhor é possível. Confira algumas recomendações
Viver bem

Dormir melhor é possível. Confira algumas recomendações

Dormir melhor colabora consideravelmente para preservar a saúde física e mental. No entanto, alcançar noites restauradoras talvez exija adotar...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
16, abr de 2025
11 minutos para ler
Dormir melhor é possível. Confira algumas recomendações

Dormir melhor colabora consideravelmente para preservar a saúde física e mental. No entanto, alcançar noites restauradoras talvez exija adotar uma série de iniciativas combinadas.

Assim sendo, para muitas pessoas, a melhoria do sono exige mudanças mais amplas, que incluem cuidados com a alimentação, prática de atividades físicas regulares, exercícios de autoconhecimento, manejo do estresse e/ou busca por apoio profissional, quando necessário.

A importância de uma boa noite de sono para dormir melhor

A privação ou má qualidade do repouso noturno está associada a diferentes impactos no organismo.

dr.consulta botão assinar cartão

Em poucos dias, há prejuízos à memória, à concentração e ao humor. No longo prazo, a falta de descanso também pode provocar condições como hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade, entre outras condições capazes de afetar consideravelmente a funcionalidade no dia a dia e a longevidade.

Isso significa que jamais se deve ignorar que o sono reparador está diretamente relacionado à capacidade de regular emoções, manter o equilíbrio metabólico e fortalecer o sistema imunológico.

Uma dica simples para entender se o tempo na cama é o suficiente envolve o uso de um dispositivo bastante conhecido por ajudar a acordar: o despertador. Se é indispensável programá-lo para despertar, é bem provável que a pessoa não esteja conseguindo garantir o intervalo suficiente de adormecimento.

Como reforça a Associação Brasileira do Sono, esse período pode variar bastante, mas adultos precisam de pelo menos 7 horas de desligamento das atividades diárias a cada intervalo de 24 horas.

Na maioria dos casos, seguir as orientações clássicas a respeito de uma higiene do sono, como restringir o uso de telas antes de dormir ou deixar o quarto escuro e silencioso, pode ajudar a adormecer mais rápido e prevenir despertares. Todavia, é importante refletir a respeito de outros aspectos que podem estar interferindo na plenitude dessa recarga natural do organismo.

A relação entre saúde mental e o sono

Esses são dois componentes que estão profundamente conectados. Inclusive, é frequente notar como sonolência excessiva ou insônia estão entre os sinais mais comuns em casos de ansiedade e depressão, entre outros transtornos emocionais. 

No sentido oposto, a má qualidade do sono eventualmente agrava quadros psicológicos já existentes, acentuando o comprometimento do bem-estar que esse tipo de condição gera. Logo, dificuldades persistentes merecem atenção.

Técnicas de relaxamento, práticas de meditação e o suporte profissional (por meio da psicoterapia ou mesmo medicamentos específicos devidamente receitados) são ferramentas úteis para quem encontra obstáculos para desligar a mente.

Agendar psicólogo

A influência de um estilo de vida saudável sobre o sono

dr.consulta - mulher dormindo tranquila, descanso
Imagem ilustrativa (GettyImages)

Estabelecer uma rotina equilibrada é um dos pilares para quem busca dormir melhor. Certos comportamentos cotidianos influenciam no funcionamento do ritmo corporal e todos os processos envolvidos na indução do adormecimento, que são complexos.

Dessa forma, entre os principais pontos que impactam positivamente o descanso estão:

  • uma alimentação balanceada, capaz de fornecer os nutrientes para o equilíbrio do organismo;
  • a prática regular de atividade física, preferencialmente em horários distantes do período da noite;
  • a exposição à luz solar, especialmente pela manhã, para ajudar na regulação do ciclo sono-vigília (nome técnico dado ao que se chama normalmente de relógio biológico);
  • horários mais ou menos fixos para dormir e acordar, seja em dias úteis, fins de semana ou mesmo nas férias, permitindo que o corpo se habitue com mais facilidade.

E quem busca aprimorar o descanso e cuidar da saúde de forma integrada pode contar com o apoio da assinatura do Cartão dr.consulta, que oferece melhor acesso às consultas com especialistas e a diversos exames.

Além disso, com o programa Cuidar da Mente, há a orientação personalizada por meio de atendimento remoto, promovendo um maior bem-estar emocional em todas as fases da vida.

Assinar o Cartão dr.consulta

O autoconhecimento como ferramenta para dormir melhor

Nem sempre é fácil identificar o que está por trás da dificuldade para descansar. Em muitas situações, fatores emocionais ou hábitos inapropriados interferem nisso sem que a pessoa perceba.

Assim sendo, o autoconhecimento permite reconhecer padrões de comportamento que atrapalham o repouso, como o hábito de permanecer ativo até tarde, a ingestão excessiva de estimulantes (a cafeína é o principal deles) ou a tendência de ruminar pensamentos nos momentos anteriores à hora de ir dormir.

Portanto, desenvolver esse olhar sobre si contribui para escolhas mais conscientes e adequadas à promoção de um sono satisfatório.

Para quem procura um aliado nessa missão, o uso de diários, aplicativos de monitoramento ou mesmo a psicoterapia auxiliam nesse processo de reconhecimento dos próprios padrões.

Dessa forma, torna-se menos desafiador determinar o que deve ser alterado e implementar mudanças consistentes no estilo de vida.

Controle do estresse e seus impactos no sono

Situações estressantes constantes, por sua vez (que, entre outras coisas, ativam a produção de hormônios como o cortisol) dificultam o relaxamento e prejudicam a transição para o adormecer profundo.

Por isso, aprender a gerenciar sentimentos no cotidiano é igualmente útil para dormir melhor. Isso deve ser feito não apenas antes de ir para a cama, mas durante vários instantes do dia.

São muitas as alternativas que favorecem esse objetivo: atividades como ioga, caminhadas ao ar livre, uma leitura leve e praticamente todo tipo de intervalo voltado ao lazer são aliados no controle do estresse. No mais, estabelecer limites entre o espaço de trabalho e o lar previne a sobrecarga que compromete o repouso.

Outra prática útil é reservar alguns minutos do período da noite para desacelerar. Evitar conversas difíceis, tarefas complexas ou contato com informações negativas geralmente ajuda. 

Tomar um banho morno e beber um chá (sem cafeína, claro) são outras ações que ajudam a indicar ao corpo e à mente que chegou a hora de se desconectar do que está acontecendo até o novo dia chegar.

Dicas complementares para favorecer o descanso noturno

Para finalizar, vale a pena incluir mais algumas práticas capazes de ajudar em noites mais tranquilas:

  • excluir do cardápio refeições pesadas nas últimas horas do dia;
  • deixar o celular e demais telas fora do quarto, sem notificações;
  • limitar o consumo de cafés, de bebidas energéticas e de álcool a partir do fim da tarde;
  • manter o cômodo ventilado e em temperatura agradável;
  • utilizar cortinas ou máscaras nos olhos para bloquear a luz externa;
  • escolher um colchão e travesseiro confortáveis;
  • considerar protetores auriculares, sons relaxantes ou ruído branco, se o ambiente for barulhento;
  • levantar da cama se o sono não vier em 20 minutos e fazer outra coisa longe dela enquanto a sonolência não retornar.

Por outro lado, se o conjunto de cuidados não reverter a situação e não colaborar para dormir melhor, a ajuda especializada talvez seja a melhor saída. Profissionais capacitados (incluindo psiquiatras e psicólogos) estão aptos a avaliar as manifestações apresentadas e diagnosticar um eventual distúrbio do sono.

Agendar psiquiatra

Eles vão da insônia até a apneia, passando por parassonias como o sonambulismo, em que cada um deles necessita de tratamentos específicos para reverter as consequências indesejadas. 

Seja como for, para dormir melhor, é preciso mais do que seguir recomendações isoladas. O sono de qualidade é resultado de um conjunto de iniciativas ao longo do dia e da vida, que precisam ser permanentemente fortalecidas para ressaltar esse aspecto insubstituível da saúde integral.

Fontes:

  • Associação Brasileira do Sono;
  • Brazilian Journal of Psychiatric;
  • Estudos de Psicologia;
  • Harvard Medical School. 

#descanso#higiene do sono#Insônia#relógio biológico#Saúde mental#Sono#sono em dia
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Sintomas de infarto que merecem atenção imediata | Blog dr.consulta 20/06/2025 às 11:03

    […] dormir bem e respeitar os horários de descanso. […]

    Responder
  2. Edmilson 22/06/2025 às 17:40

    Estava vendo no link https://saudenova.com.br/7-dicas-de-como-parar-de-roncar-e-dormir-melhor/ e mandaram buscar aqui conteúdo mais completo, sofro de insônia quando tomo café e chimarrão, vou ter que parar de tomar pela noite.

    Responder
  3. Entenda a fibromialgia e seus impactos no bem-estar | Blog dr.consulta 29/08/2025 às 10:35

    […] comum a dificuldade de dormir e o sono não reparador, mesmo após longos períodos de repouso, contribuindo para o ciclo de fadiga e os desconfortos […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
11 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510