Ícone do siteBlog dr.consulta

Comece pelo mais básico: 5 dicas para emagrecer com saúde

dr.consulta - mulher se pesando em uma balança, perda de peso, emagrecimento saudável, emagrecer com saúde, perda de peso, dietas

Muitas pessoas que estão acima do peso querem alcançar o “corpo dos sonhos”, em um curto espaço de tempo e recorrem a dietas e fórmulas milagrosas. Essa decisão pode não só comprometer a saúde em geral, como levar a resultados diferentes do esperado.

Para emagrecer com saúde é necessário seguir rigorosamente as orientações profissionais e criar novos hábitos, para que o cenário não se repita. Mais do que questões estéticas, se manter dentro do peso ideal é um dos requisitos para ter mais qualidade de vida.

Como emagrecer com saúde em 5 passos

1. Tenha uma nova rotina de alimentação

O corpo é uma “máquina” que funciona perfeitamente quando está em equilíbrio. Para isso, é preciso mantê-lo nutrido e fazer todas as refeições para regularizar e criar uma nova rotina para o organismo.

Em outras palavras, comer regularmente é uma forma de manter o metabolismo acelerado ao “avisar” o cérebro de que o corpo pode queimar as gorduras, evitando ainda o déficit calórico.

Ter um horário correto para comer e se alimentar em média a cada três horas, também contribui para esse objetivo. Quando as refeições são feitas diariamente no mesmo horário, as chances de bater aquela fome incontrolável em qualquer momento do dia ou antes de dormir, são reduzidas.

E mesmo quando isso acontecer, vez ou outra entre as refeições, a recomendação é fazer escolhas por lanches mais saudáveis que inclua frutas, iogurtes e oleaginosas (amêndoas, amendoim, avelã), por exemplo.

2. Dê preferência aos alimentos naturais

Frutas, legumes, grãos integrais e oleaginosas são alimentos que podem substituir definitivamente biscoitos, chocolates, salgados e alimentos ultraprocessados.

As frutas, os legumes e as verduras trazem fibras e uma grande variedade de vitaminas que, na maioria das vezes, supre as necessidades do corpo. Outros benefícios, como o de ter uma pele mais bonita, unhas fortalecidas e mais disposição, são ganhos indiretos.

Já os grãos integrais, como arroz, macarrão e pão, têm uma maior quantidade de fibras, importantes para o funcionamento do intestino. Combinadas com uma boa quantidade de ingestão diária de água, as fibras ajudam a limpar o organismo, eliminando aquela sensação de inchaço que muitas pessoas sentem.

As oleaginosas, ou seja, nozes, castanhas, pistache, avelãs, entre outras, são ainda excelentes no combate a diversas doenças cardiovasculares e infecções porque aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o ruim (LDL), fazendo o sangue circular pelas artérias com mais facilidade e promovendo mais saúde e bem-estar.

3. Consulte nutrólogos e nutricionistas

A quantidade de macro e micronutrientes, vitaminas e minerais de cada pessoa necessita varia em função do Índice de Massa Corporal (IMC) e o mesmo vale para quem quer emagrecer com saúde. A perda rápida de peso pode ser bem prejudicial, uma vez que o organismo pode ficar desbalanceado e carente dessas fontes de energia.

Portanto, seja para a elaboração de uma dieta personalizada ou para ter um cardápio balanceado, é indicado consultar nutrólogos e nutricionistas e manter um acompanhamento.

O peso vai muito além do que é apresentado no visor de uma balança e não representa completamente outros aspectos de saúde. Uma comprovação disso é que pessoas magras não são necessariamente mais saudáveis – uma vez que podem ter distúrbios alimentares (com a anorexia e bulimia).

Faça suas consultas, exames e outros procedimentos de saúde no dr.consulta, pagando valores com desconto ao se tornar assinante do Cartão dr.consulta:

4. Pratique atividades ou exercícios físicos

A prática de atividades ou exercícios físicos é outra maneira cientificamente comprovada para quem quer emagrecer com saúde. Colocar o corpo em movimento reduz os quilos indesejados, tonifica os músculos e auxilia no tratamento contra o estresse e a depressão.

Subir ou descer escada, fazer caminhadas ou ir à academia pelo menos três vezes na semana ajuda a queimar calorias. O tipo de atividade ou exercício deve ser adequado para cada perfil, assim como o nível de intensidade para evitar as lesões.

Imagem ilustrativa (GettyImages)

5. Beba muita água

A água auxilia na absorção de nutrientes, transporta as vitaminas pelo organismo e tem uma contribuição essencial para a manutenção de funções metabólicas. Comer muitas fibras e não tomar água, por exemplo, pode ter o efeito contrário e trazer aquela sensação de inchaço.

Um adulto deve beber em média dois litros de água por dia. A água em si não emagrece, mas favorece o processo de quem quer ou precisa perder peso.

Qual é o melhor tipo de dieta para emagrecer?

O melhor tipo de dieta é aquela que mais se adequada a cada biotipo e necessidade. Não existe uma fórmula mágica e que sirva para todo mundo.

Perder ou ganhar peso não depende só da alimentação, embora esse seja um dos principais pontos. No entanto, com pequenas mudanças diárias e novos hábitos alimentares e de vida, é possível perder peso, melhorar as condições físicas e mentais e ter mais tranquilidade nesse sentido.

Fontes:

Sair da versão mobile