Entenda o que é o exame de PSA e quando ele é indicado

A saúde do homem ainda é um assunto controverso. Apesar da busca pelo bem-estar ser um ato de cuidado para qualquer pessoa, no âmbito masculino ela enfrenta resistência e preconceitos.
Isso se dá principalmente quando se trata da prevenção de condições que podem afetar a próstata, como o câncer, mesmo existindo diferentes testes que podem fazer parte do check-up regular.
Nesse contexto, o conteúdo a seguir explica como o exame de PSA contribui para a detecção de tumores e outras anormalidades na glândula.
Índice
O que significa PSA?
A sigla corresponde a prostate-specific antigens, que, em português, significa antígeno prostático específico, uma proteína produzida por células da próstata.
Seus níveis tendem a aumentar em casos de inflamação (prostatite), crescimento da glândula (hiperplasia prostática) ou formação de tumores malignos (câncer).
Porém, vale ressaltar que o PSA não é secretado exclusivamente pela próstata, estando presente em tecidos femininos como o endométrio e as mamas.
Como é feito o teste
Uma amostra de sangue é coletada em laboratório para medir as taxas de PSA total e livre. O primeiro indica a quantidade absoluta dessa substância em todo o organismo, estando conectada ou não às proteínas.
Já o segundo consiste no antígeno prostático específico que circula pela corrente sanguínea, sem estar ligado a proteínas. Ele é solicitado em conjunto ao PSA total para que os valores sejam comparados.
Por fim, ainda existe um teste que compara as duas medições, dividindo o volume de PSA livre pelo total. Se essa proporção for muito baixa, pode indicar um risco maior de câncer de próstata.
Preparo
A fim de evitar alterações no resultado, além de um jejum de 4 horas, é recomendado que o paciente apenas realize:
- 2 dias após relação sexual com ejaculação e/ou prática de ciclismo ou de equitação (andar a cavalo);
- 3 dias após cateterismo ou sondagem uretral, toque retal e/ou uso de supositório;
- 7 dias após ultrassom transretal;
- 15 dias após colonoscopia;
- 6 semanas após massagem prostática e/ou biópsia prostática.

Quando o exame de PSA é indicado
Assim como o toque retal, o procedimento é um dos principais métodos para a detecção precoce do câncer de próstata – o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
Porém, a entidade não recomenda os exames em homens que não manifestam nenhum sinal aparente.
Um dos argumentos que ampara essa decisão é que os falsos positivos podem levar a tratamentos desnecessários, impactando a saúde mental dos pacientes e aumentando níveis de estresse e ansiedade.
As Sociedades Brasileiras de Urologia (SBU), Oncologia Clínica (SBOC) e Radiologia (SBRT), por sua vez, reforçam que o fato de alguns tumores de baixo risco evoluírem lentamente, sem provocar sintomas durante toda a vida, faz com que esse check-up seja fundamental para a proteção à saúde.
De qualquer maneira, um urologista sempre deve ser consultado para avaliar cada caso e solicitar as análises, discutindo individualmente os potenciais benefícios e riscos.
O Cartão dr.consulta oferece acesso a diferentes especialistas e exames com valores vantajosos que possibilitam o cuidado com o corpo.
Com o benefício, o paciente ainda é incluído no programa Saúde Integral do Homem e recebe suporte com um time multidisciplinar para tirar dúvidas e receber orientações sobre o bem-estar masculino, incentivando o check-up preventivo e hábitos saudáveis para homens a partir de 18 anos.

O resultado indicou alteração, e agora?
É essencial ter em mente que o exame de PSA não é definitivo para o diagnóstico de câncer, já que os níveis elevados podem estar associados a outras condições.
Além disso, é natural que a próstata aumente com o passar dos anos (originalmente, ela é do tamanho de uma noz), o que também contribui para uma maior produção da proteína.
Outros fatores ainda podem influenciar nesse aumento do antígeno prostático específico, como relações sexuais e atividades físicas, por exemplo, o andar de bicicleta (motivo pelo qual a prática deve ser evitada antes de fazer o teste).
Por isso, o paciente não deve tentar ler o resultado e se autodiagnosticar. O passo mais importante é discutir os resultados com o(a) médico(a), que poderá interpretá-los adequadamente e orientar sobre as próximas etapas – seja para solicitar a repetição do teste ou realizar o toque retal ou uma biópsia.
Fontes:
- Ministério da Saúde – Câncer: a informação pode salvar vidas: câncer de próstata;
- Ministério da Saúde;
- Nota Sociedades Brasileiras de Urologia (SBU), Oncologia Clínica (SBOC) e Radiologia (SBRT)
- Sociedade Brasileira de Urologia – Esclarecimento ao público sobre a importância do PSA na detecção precoce do câncer de próstata;
- Sociedade Brasileira de Urologia – O que é o PSA (Antígeno Prostático Específico)?.
O tipo do meu sangue
Check up dr Consulta 20/09/2023 idade 72 anos
PSA Total 1,21 ng/mL
PSA Livre 0,47 ng/mL
Relação 39%
Tenho consulta agendada com urologista a amanhã 23/11 as 08:40 na unidade Ibirapuera em seguida consulta cardiologista as 09:30 vocês acham que seja possível essas duas consultas no período da manhã?
Celular (11) 95675-1199
[…] exame de sangue que mede os níveis de uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados de PSA podem indicar a presença desse tipo de carcinoma, mas também podem ser causados por inflamação […]
[…] Entenda o que é o exame de PSA e quando ele é indicado […]
[…] o Novembro Azul, as informações sobre a importância do toque retal e da realização do PSA periodicamente são bem divulgadas, mas o homem deve se cuidar durante o ano […]