Quais são as vacinas contra a meningite?
Meningite: o que é? A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Felizmente, esse é um processo que pode ser evitado através de vacinas contra a meningite. Continue lendo este artigo para saber mais sobre quais são as vacinas recomendadas, quando tomar e onde agendar.
Qual o vírus que causa a meningite? Pode ser desencadeada por vários tipos de agentes como bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infecciosos, como traumatismo. Ou seja, as causas são variadas.
Como se contrai a meningite?
A forma de transmissão de cada uma depende do tipo. A meningite viral e a meningite bacteriana são transmitidas através das vias respiratórias.
Outro subtipo da doença, a meningite fúngica, é mais comum em pessoas com algum comprometimento da imunidade.
Já a meningite eosinofílica pode ser transmitida por moluscos e crustáceos: caramujos, lesmas, caranguejos e camarões.
A meningite bacteriana e a viral são mais frequentes em determinadas épocas do ano e são as mais preocupantes por sua gravidade e pela capacidade de surtos.
Qual a forma de prevenção da meningite?
Uma das formas de contágio da doença é através do contato direto entre um infectado e um não infectado. Assim como nas recomendações de prevenção do coronavírus uma das formas de se prevenir da doença é evitar aglomerações e manter os ambientes abertos e sempre ventilados.
Além dessas recomendações, com o avanço da medicina temos acesso a diversas vacinas que previnem a meningite.
Confira quais são as vacinas contra a meningite que você pode tomar ou colocar em dia para se prevenir da doença
Meningocócica B
O que essa vacina previne?
A Meningocócica B é uma das vacinas contra a meningite e além de prevenir meningites, combate também infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
Para quem é indicada?
- Bebês a partir dos 03 meses.
Quando e quantas são as doses dessa vacina contra a meningite?
- Entre 3 a 5 meses: duas doses com intervalo de dois meses após última dose
- Entre 6 e 11 meses: duas doses com intervalo de dois meses e uma dose de reforço no segundo ano de vida respeitando-se um intervalo mínimo de dois meses da última dose;
- De 12 meses a 23 meses: duas doses com intervalo de dois meses.
Meningocócica Quadrivalente Acwy
O que essa vacina previne?
A Meningocócica Quadrivalente Acwy previne meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
Para quem é indicada?
- Crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm).
- Adultos e idosos, dependendo da situação epidemiológica.
- Pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.
- Viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença
Quando e quantas são as doses dessa vacina contra a meningite?
Crianças: a vacinação deve iniciar aos 3 meses de idade com três doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos.
Adolescentes: para aqueles que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada quadrivalente ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos.
Adultos: dose única
Tipos de meningite e tratamentos
Meningite Bacteriana: o tratamento deve ser imediato com o uso de antibióticos intravenosos de acordo com a bactéria causadora da doença e a fim de reduzir o risco de futuras complicações.
Meningite viral: nestes casos, geralmente, os únicos meios de terapia são: repouso, ingestão de muito líquido, uso de medicamentos para aliviar dores e em casos específicos, o uso de antiviral.
Meningite fúngica: o tratamento é feito com o uso de fungicidas, que pode causar diversos efeitos colaterais, por isso só serão recomendados após a confirmação de qual o fungo responsável pela infecção.
Meningite Eosinofílica: o tratamento é feito com a administração de remédios antiparasitários, analgésicos, para aliviar as dores de cabeça,
Em alguns casos de meningite pode ser indicado o uso de corticoides, para diminuir a inflamação da lesão.
Vacinas salvam vidas: Quando tomar vacinas contra a meningite?
Não deixe de se prevenir, as vacinas são as formas mais eficientes de evitar várias doenças, entre elas, os vários tipos de meningite.
Com a chegada dos dias mais frios, surge também o alerta para a proteção contra as doenças mais típicas dessa época, como a meningite e doenças respiratórias.
Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificações do Ministério da Saúde, em 2021 foram notificados e confirmados mais de 6 mil casos de meningite; desses casos, mais de 600 evoluíram para óbito em razão da doença.
Por isso, é importante atualizar a carteirinha de vacinação antes da chegada do inverno, quando as infecções são mais evidentes. O dr.consulta conta com serviço de vacinação em algumas unidades.