Quando procurar um clínico geral?

Diferentemente do que se pensa, o profissional dessa área também é um especialista. Seu campo de atuação é a Clínica Médica (ou Clínica Geral), que possibilita um olhar sobre o corpo humano como um todo e uma visão mais integral da saúde em adultos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), para obter o título de clínico geral, é preciso que o médico cumpra uma residência de dois anos que complemente sua formação.
Saber o momento certo de procurá-lo é importante para que o atendimento multidisciplinar seja realizado de forma efetiva.
É preciso consultar primeiro o clínico geral?
Normalmente, buscar o especialista logo no começo da manifestação de sintomas pode ajudar no processo de investigação de alguns quadros de saúde.
Isso porque, dependendo do caso, ele mesmo pode conduzir as intervenções necessárias. Segundo a SBCM, profissionais da área são capacitados para conseguir diagnosticar e tratar cerca de 70% das pessoas atendidas.
Nesse sentido, ele está apto para:
- avaliar um paciente antes do início de uma rotina esportiva;
- solicitar e analisar exames periódicos e check-ups;
- orientar sobre métodos preventivos para condições de saúde;
- diagnosticar e recomendar tratamentos para enfermidades;
- esclarecer dúvidas e cuidados sobre o bem-estar geral.

Com o Cartão dr.consulta é possível ter acesso a diferentes especialistas e exames que possibilitam o cuidado com o corpo.
O paciente ainda é incluído nas Linhas de Cuidados, nas quais recebe suporte e orientações sobre saúde por um time multidisciplinar e pode realizar consultas gratuitas (on-line) de enfermagem.

Sintomas e condições tratadas pelo clínico geral
A lista é bem extensa. No entanto, os principais são:
- diabetes;
- hipertensão arterial;
- colesterol alto;
- urticária, micose e outras alterações na pele;
- dores de cabeça, musculares ou ósseas;
- alergias respiratórias;
- gripes e resfriados;
- infecções urinárias.

Caso seja necessário um olhar aprofundado sobre determinado sistema, órgão ou uma enfermidade mais complexa (como um câncer), o profissional facilita o encaminhamento ao especialista habilitado para o melhor atendimento.
Exames que o clínico pode solicitar
Para diagnóstico e tratamento adequados ou mesmo a recomendação de consulta com outro médico, normalmente, o paciente pode precisar fazer testes como os de:
- sangue (como hemograma, dosagem de colesterol e glicemia);
- imagem (raio-x, tomografia, ressonância magnética e/ou ultrassonografias, por exemplo);
- fezes e urina;
- avaliação do coração.
Clínico geral não é médico da família nem generalista
Não é raro que eles sejam confundidos ou comparados equivocadamente. Por isso, é importante entender as diferenças.
A Medicina da Família, por exemplo, consiste em outra especialidade (que também necessita de residência), voltada à atenção primária à saúde e ao acompanhamento do paciente em todas as etapas da vida: da infância à fase idosa.
Já o médico generalista é um profissional que se graduou em medicina, mas não realizou residência. Assim, não tem o título de especialista.
Vale ressaltar ainda que o clínico geral tem como foco o cuidado com as pessoas adultas e idosos. Crianças e adolescentes devem consultar um pediatra.
Fontes:
[…] olho nos índices dessas moléculas, basta um exame de sangue que pode ser solicitado pelo médico clínico geral ou […]
[…] diagnóstico é feito por meio da avaliação clínica de um profissional de saúde — como o clínico geral — que pode solicitar exames complementares como espirometria (que mede o fluxo do ar nos […]
[…] o clínico geral é o profissional ideal para avaliar as lesões, já que é ele quem fará o encaminhamento para um […]
[…] é outra dúvida bem frequente. Assim como no caso do clínico geral, o dentista atende diversas áreas, enquanto o ortodontista é focado, ou seja, tem […]
[…] das disfunções que sugiram o diabetes tipo 2, a recomendação é buscar ajuda qualificada. Um clínico geral está capacitado a fazer uma abordagem inicial, mas o endocrinologista é o especialista da […]