Quando procurar um oftalmologista?
Você sabia? A Oftalmologia é a especialidade médica que previne, diagnostica e trata complicações na visão. Então, para confirmar quando procurar um oftalmologista você não precisa (e nem deve) aguardar nenhum sintoma mais claro ou mal-estar.
Ao buscar essa especialidade você terá uma avaliação completa de toda a região ocular, incluindo as pálpebras e o canal lacrimal e pode agir antes que muitas doenças se manifestem.
Como está a saúde dos seus olhos?
Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. E mais: entre 60% e 80% dos casos poderiam ser evitados ou têm tratamento.
Aqui no Brasil, esse número é de 35 milhões de pessoas, identificado pelo Censo Demográfico de 2010.
Entre as doenças mais comuns que o oftalmologista diagnostica e trata estão:
- cegueira;
- miopia;
- astigmatismo;
- catarata;
- estrabismo;
- glaucoma;
- conjuntivite;
- retinoblastoma;
- hipermetropia.
Como saber quando procurar um oftalmologista?
Um alerta dos próprios especialistas é de que, erroneamente, os pacientes só fazem as consultas oftalmológicas quando já estão com quadros mais críticos.
Por mais que se fale da visão, é preciso lembrar que nem sempre essas doenças apresentam sintomas.
Muitas doenças oculares podem ser diagnosticadas precocemente, a partir de exames de rotina. Da mesma forma, podem se tratadas com antecedência, evitando assim piora ou até mesmo a perda da visão, chegando ao extremo dos casos irreversíveis.
Portanto, não espere muito para procurar um oftalmologista, faça pelo menos uma consulta a cada 6 meses.
10 sinais de que a saúde dos olhos não vai bem
- vermelhidão;
- sensação de olhos cansados;
- sensibilidade à luz;
- lacrimejamento excessivo;
- dificuldade para enxergar;
- dificuldade para distinguir cores;
- visão dupla;
- visão embaçada;
- coceira constante nos olhos;
- manchas.
Como é uma consulta oftalmológica?
A anamnese é parte do protocolo de uma consulta oftalmológica. O oftalmo irá perguntar sobre possíveis sintomas, desconfortos e se existe algum caso de doença da visão entre as pessoas da família, ou seja, um histórico familiar que possa justificar um diagnóstico.
Podem ser necessários exames específicos, para detalhamento do campo da visão ou área afetada. Somente a partir de uma análise mais aprofundada é que o tratamento pode ser indicado.
Alguns pacientes podem necessitar de cirurgias, por exemplo. As mais comuns incluem:
A receita para uso de óculos é uma opção, mas não se aplica a todos os pacientes. Visite o oftalmologista regularmente e faça um check-up da sua visão. Leve e apresente sempre o resultado dos exames feitos.
O dr.consulta conta com mais de 3.000 exames para ajudar nos cuidados com a sua saúde e de quem você mais ama! Com a assinatura do Cartão dr.consulta até 5 pessoas têm descontos nesses pagamentos e outros benefícios exclusivos. Confira:
O cuidado com a saúde ocular começa desde cedo
Você sabia? Não é apenas a partir da adolescência que os pais ou responsáveis precisam levar os seus filhos a um oftalmologista, é desde o nascimento.
Logo que o bebê nasce, na maternidade, o teste do olhinho (ou teste do reflexo vermelho) é realizado para identificar se existe a presença ou não de anormalidades na visão e outros exames devem constar nessa rotina.
6 dicas para manter a saúde ocular em dia
A atenção com a saúde dos olhos deve ser um hábito. Para isso:
- mantenha boas noites de sono;
- evite o tabagismo e o alcoolismo;
- proteja os seus olhos dos raios solares com os óculos de sol;
- mantenha uma alimentação saudável;
- evite passar períodos excessivos na frente do celular/computador;
- siga as orientações do seu médico.
Da próxima vez que fizer sua consulta, ou seja, quando procurar um oftalmologista, peça outras orientações e recomendações para aliviar os sintomas ou ter uma qualidade de vida melhor.
Fontes:
Gostaria de saber o preço da consulta obrigado
Olá, bom dia! Para conferir valores acesse nosso site http://www.drconsulta.com ou entre em contato com a nossa central de atendimento no (11) 4090-1510, opção 1.