Em um mundo cada vez mais tomado por informações e tecnologias e onde as pessoas são cada vez mais multitarefas, é realmente difícil não se estressar e distrair.
Mas o Mindfulness promete ajudar a ter a atenção plena em meio ao caos, desafios pessoais, familiares e no trabalho – em busca de uma vida mais equilibrada e focada no que realmente importa.
Mindfulness
Através do Mindfulness é possível exercitar técnicas de meditação para desenvolver um estado consciente de presença e atenção plena, como é traduzida a palavra do inglês.
Essa arte de se concentrar integralmente no agora (momento presente) auxilia na redução da ansiedade e do estresse – característicos de pessoas que estão pensando e têm medo do futuro e, de certa forma, encontram-se preocupadas e nervosas com as instabilidades e mudanças.
O Mindfulness, que também é conhecido como a psicologia da atenção plena, atua em três pilares: atenção, atitude e intenção e conecta pensamento e ação de maneira mais harmoniosa, promovendo novos comportamentos.
E por que isso é tão urgente?
Os números não mentem: de acordo com a associação internacional de controle do estresse, 90% das pessoas que atuam no mercado de trabalho sofrem com ansiedade em diferentes níveis, causando burnouts e afastamentos.
O estresse e toda essa agitação do mundo moderno, dentro e fora das empresas, elevam o risco de infartos, do acidente cerebral vascular (AVC) e da hipertensão arterial. Pessoas estressadas e irritadas vivem menos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a depressão será um dos maiores desafios global até 2030 e a preocupação com a saúde mental tem ganhado cada vez mais foco.
Como anda a sua saúde? Faça uma consulta de rotina com um clínico geral para avaliar os aspectos básicos:
Como sair do “piloto automático” com o Mindfulness
Às vezes, para dar o passo seguinte é preciso parar e respirar. Por mais contraditório que pareça, é necessário reduzir o ritmo para evitar a síndrome do pensamento acelerado e demais consequências físicas e psicológicas a própria saúde e impactos nos relacionamentos afetivos e profissionais.
Sair do modo automático e realmente prestar atenção exige treino e disciplina. Para que a consciência e atenção plena sejam introduzidas na vida diária é preciso começar aos poucos, partindo da reflexão e autoconsciência.
Práticas formais de Mindfulness
São baseadas no treinamento sistemático e regular, onde os praticantes do Mindfulness se preparam e dedicam momentos específicos do dia, para que, sem interrupção, possam se conectar à sua presença naquele momento.
O exercício diário pode durar alguns minutos ou até uma hora, em média. Neste caso, é aconselhável praticar a atenção focada em menos tempo e manter a frequência diária, do que permanecer longos períodos e fazer intervalos na semana.
Dicas
- escolha um local tranquilo e silencioso;
- inspire e respire pausadamente;
- recarregue as energias e fique mais tempo “offline” e desconectado.
Práticas informais de Mindfulness
A partir de estímulos iniciais para aplicação da técnica e exploração dos cinco sentidos nas atividades cotidianas, as situações mais simples ganham outro sentido.
Ao tomar banho, a mente passa a focar no que se faz naquele instante. E o que era trivial, se torna um importante momento de autocuidado e relaxamento, por exemplo, que beneficia o humor e a qualidade do sono.
A temperatura da água, a essência do sabonete, o massagear o couro cabeludo sem tanta pressa, vira um momento mais agradável.
Em família e no trabalho, os exercícios podem se basear em prestar mais atenção ao que os outros falam. Saber ouvir e ouvir com atenção e empatia é uma habilidade rara.
Dicas
- nos momentos individuais selecione sua música preferida;
- silencie o celular e deixe as notificações pausadas;
- olhe as pessoas nos olhos;
- aprenda a observar e contemplar o ambiente e pessoas ao redor.
13 benefícios do Mindfulness para a mente e o corpo
São inúmeros os benefícios comprovados pela prática frequente de Mindfulness. Entre eles estão:
- aumenta a capacidade de foco e concentração;
- favorece a autoconsciência e o controle emocional;
- desenvolve e aprimora a inteligência emocional, essencial nos dias atuais;
- reduz o estresse e a ansiedade;
- eleva o otimismo e diminui os pensamentos negativos;
- melhora a qualidade do sono;
- promove a compaixão e empatia, demonstrações da linguagem do amor;
- ensina a aproveitar o momento presente com qualidade e dedicação total;
- fortalece a imunidade;
- ajuda a resgatar a essência individual através dos valores e do autoconhecimento;
- diminui a impulsividade e a divagação mental;
- reduzir a sensibilidade à dor;
- possibilita mais bem-estar, no geral.
Yoga e meditação complementam os cuidados com a saúde mental
Para quem nunca fez nenhuma das práticas a dica é escolher uma e, aos poucos, integrar outras modalidades como o yoga e a meditação.
A busca pelo autoconhecimento é essencial, afinal é cientificamente comprovado que as emoções influenciam positiva ou negativamente na saúde.
Conhecer e controlar as emoções, assim como compreender as reações químicas e biológicas que os sentimentos despertam ao estimular os hormônios, como os hormônios da felicidade, pode tornar a vida mais leve e prazerosa, apesar de todas as adversidades.
Cuide da sua saúde mental, física e social de maneira integrada no dr.consulta. Com a assinatura do Cartão dr.consulta você e até mais 4 pessoas têm acesso a uma rede multidisciplinar, em diferentes especialidades para a atenção e cuidados que precisam:
Fontes: