Os cuidados com a saúde mental feminina
Cuidar da saúde física é fundamental. Mas você também sabe da importância de manter a sua mente bem e saudável?
A saúde mental tem uma ligação direta com todo o nosso organismo. Quando algo não vai bem no psicológico, o seu corpo sente e demonstra isso por meio de sinais.
Devido a pandemia do novo coronavírus, e das mudanças que aconteceram recentemente nas rotinas, o número de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais aumentou no país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somos a população com o maior número de ansiosos no mundo.
No caso das mulheres, que têm um papel fundamental na sociedade, e que muitas vezes se dividem em várias tarefas e funções, os cuidados devem ser ainda maiores.
Seja por conta dos desafios de enfrentar um ambiente corporativo majoritariamente masculino ou pela jornada intensa que passam entre trabalho e os afazeres domésticos, é muito comum um adoecimento psicológico por parte da mulher.
Segundo estudos médicos, alguns fatores biológicos também interferem negativamente na saúde mental feminina como, por exemplo, os desafios enfrentados durante a gravidez, a menstruação e a menopausa. Tudo isso somado a casos de repressão e violência que algumas mulheres também são submetidas na vida.
Em meio a tantos fatores estressantes e prejudiciais, é de extrema importância ficar atento aos cuidados com a saúde mental feminina. Quando não tratados adequadamente, os transtornos mentais, além de afetar o psicológico, também passam a se manifestar por meio de sinais físicos, o que chamamos de doenças psicossomáticas.
Entre os transtornos mentais mais comuns entre o público feminino estão a ansiedade, a depressão, a depressão pós-parto, o estresse e a síndrome de burnout.
Quais cuidados a mulher deve ter com a sua saúde mental?
Além de se preservar quando for necessário e sempre manter uma boa autoestima, existem outros cuidados fundamentais que podem ajudar a manter a mente feminina saudável. Veja abaixo:
O dr.consulta tem excelentes psicólogos e psiquiatras que podem te acompanhar e auxiliar de acordo com a sua necessidade. Agende e faça uma consulta presencial ou online.