Sintomas e doenças que a hidroginástica alivia e previne
Encontrar um tipo de exercício físico que se adequa melhor às necessidades e condições físicas é primordial para quem busca por novos hábitos que contribuam para a saúde e qualidade de vida.
As modalidades variam bastante entre as individuais e coletivas e aquelas feitas ao ar livre ou na piscina, por exemplo, como a hidroginástica. Essa prática aquática garante melhorias diárias para pessoas de todas as idades, especialmente as crianças e idosos, e é uma alternativa mais inclusiva e acessível para o alívio de inúmeros sintomas e a prevenção de doenças.
Quais sintomas e doenças a hidroginástica ajuda a prevenir?
Durante a hidroginástica ou “ginástica na água” muitos sintomas de doenças já existentes podem ser aliviados e o de novas doenças prevenidas como os de:
- doenças cardiovasculares;
- obesidade;
- osteoporose;
- estresse;
- dores nas costas e outros sintomas na gravidez.
1 – Doenças cardiovasculares
O número de brasileiros que morrem em consequência das doenças cardiovasculares cresce todos os anos. E os dados do Cardiômetro apontam para a urgência dos cuidados preventivos: somente neste ano o volume já chega a mais de 129 mil casos.
Nesse sentido, a hidroginástica demonstra ser muito benéfica. A atividade aeróbica melhora o condicionamento cardiovascular e ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial (hipertensão) e melhora ainda a circulação sanguínea.
2 – Obesidade
As aulas de hidroginástica estimulam diferentes movimentos na água que movimentam o corpo e gastam cerca de 500 calorias médias, por aula. Pessoas que já estejam com sobrepeso (pré-obesidade) e que, portanto, tenham mais propensão à obesidade, normalmente recebem essa indicação de combate ao sedentarismo.
Além do fato de ser um exercício inclusivo, que permite com que pessoas acima do peso se exercitem na água, causando menos sobrecarga aos membros inferiores, favorece o fortalecimento dos músculos e ajuda a emagrecer.
Isoladamente, a medida pode não ter o resultado esperado. Portanto, para ter um emagrecimento saudável, é necessário fazer um acompanhamento com nutrólogos e nutricionistas:
3 – Osteoporose
Outro efeito comprovado da hidroginástica é retardo da osteoporose. Na modalidade HidrOS, o foco se mantém na musculatura dos membros inferiores, superiores e do abdômen, assim como na modalidade convencional, porém, os exercícios são mais intensos e rápidos e auxiliam muito mais o fortalecimento ósseo.
4 – Estresse
Entre os benefícios da hidroginástica consta ainda a prevenção e alívio do estresse. A combinação do contato e da temperatura da água da piscina, os exercícios e ambiente mais relaxante promovem um efeito altamente relaxante.
Por se tratar também de um exercício feito normalmente com mais pessoas, a prática ativa ainda os hormônios da felicidade, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
5 – Dores nas costas e outros sintomas na gravidez
As dores nas costas costumam ser frequentes em gestantes, em decorrência do aumento do peso e da má postura. Essas dores e condições podem ser aliviadas com a “hidrogestante” ou hidroginástica para gestantes, a partir dos 3 meses de gestação.
No geral, os exercícios fortalecem a musculatura, auxiliam na correção da postura, melhoram a respiração, reduzem o inchaço característico e previnem a pré-eclâmpsia.
Quem pode fazer e contraindicações
- indicações: desde crianças, até idosos;
- contraindicações: geralmente, pessoas com intolerância ao cloro ou alergias.
Importante: antes de iniciar qualquer novo exercício, é necessário avaliar a saúde na totalidade, a capacidade cardíaca, condicionamento físico e nesse caso, as condições da pele, ouvidos e cabelo.
Consulte clínicos gerais, cardiologistas, reumatologistas, ortopedistas, obstetras, dermatologistas e outros especialistas e faça exames completos, com descontos a partir da assinatura do Cartão dr.consulta:
Fontes: