Como os sintomas da fibromialgia afetam o corpo e a mente
Os sintomas da fibromialgia são diversos e frequentemente se confundem com os de outras condições de saúde.
Embora não apresente sinais inflamatórios ou deformidades, essa síndrome compromete a qualidade de vida e impacta a rotina de milhões de pessoas. Por isso, compreendê-los é essencial para ajudar na detecção precoce e evitar complicações.
Sintomas da fibromialgia que pedem atenção
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), entre 2% e 3% da população brasileira convive com a fibromialgia, sendo a maioria mulheres entre 30 e 50 anos de idade.
As manifestações influenciam a vida pessoal, profissional e social, pois prejudicam a disposição, a concentração e a produtividade. Além disso, o preconceito em relação às suas características agrava os efeitos emocionais, como reforça o Ministério da Saúde.
Dor é o sintoma mais marcante
A sensação costuma ocorrer em diferentes regiões do corpo, como pescoço, nuca, costas, quadris, joelhos e braços, sem associação com razões clínicas visíveis. A dor tem caráter persistente, tendendo a durar mais de três meses consecutivos e.
Segundo a SBR, ela ocorre por alterações do sistema nervoso central, que aumenta a percepção da dor.
Assim, estímulos que não seriam exatamente dolorosos geram desconforto intenso em pessoas com fibromialgia.
Esse fenômeno também explica o motivo pelo qual a condição não é considerada um tipo de artrite e nem causa danos a músculos, tendões ou articulações.
Fadiga persistente e cansaço extremo
O cansaço físico e mental permanece mesmo após uma noite bem dormida, afetando o trabalho, os estudos e as atividades diárias.
Da mesma forma, a fadiga não melhora com repouso e, em alguns casos, torna-se incapacitante, de acordo com o Ministério da Saúde.
Essa característica diferencia a fibromialgia de outras enfermidades que apresentam sintomas semelhantes, como hipotireoidismo ou deficiência de vitaminas.
Em casos de suspeita de oscilações hormonais, a consulta com um especialista em Endocrinologia pode auxiliar na investigação de questões metabólicas.
Dificuldades para dormir e impacto no descanso
Uma vez que o sono não reparador é frequente, são comuns casos de insônia, apneia do sono e despertares recorrentes durante a madrugada.
Em adolescentes diagnosticados com fibromialgia juvenil, por exemplo, os transtornos do sono estão presentes em até 90% dos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A falta de descanso adequado alimenta um ciclo, intensificando a percepção da dor crônica e aumentando os prejuízos emocionais.
Alterações cognitivas e emocionais
Dificuldade de memória e de concentração, conhecidas como “fibro fog” (névoa mental), interferem na vida escolar, no desempenho profissional, bem como nas interações sociais, explica a SBR.
Além disso, ansiedade e depressão estão muito associadas, tornando a assistência psicoterapêutica fundamental.
Outros sinais menos comuns
Existem ainda os sintomas considerados menos frequentes, mas igualmente importantes para a identificação, como:
- formigamento em mãos e pés;
- dores de cabeça e enxaquecas;
- desconforto abdominal e presença de síndrome do intestino irritável;
- flutuações de humor, irritabilidade e perda de energia.
Em crianças e adolescentes, pode haver desânimo, dificuldades de aprendizado e maior risco de obesidade devido ao sedentarismo.
Contar com uma assinatura em saúde, como o Cartão dr.consulta, garante consultas com especialistas e exames com valores vantajosos, além de acesso facilitado ao monitoramento de condições.

Como diferenciar os sintomas da fibromialgia de outras condições
O diagnóstico é clínico e depende da avaliação criteriosa do histórico do paciente. Não há testes laboratoriais específicos, mas alguns ajudam a descartar questões semelhantes, como lúpus, artrite reumatoide e patologias da tireoide, incluindo:
- dosagem de hormônios da tireoide (TSH e T4 livre);
- análise de anticorpos, como FAN, usado na investigação de enfermidades autoimunes;
- exames de imagem, quando necessários, para excluir alterações articulares ou musculares associadas a outras situações reumáticas.
O acompanhamento com o reumatologista é essencial para confirmar o quadro e orientar quanto ao tratamento correto. Somente um especialista é apto a avaliar e determinar o diagnóstico.
Hábitos saudáveis fazem parte dos cuidados
Além dos medicamentos para dor e distúrbios do sono, quando indicados pelo profissional, recomenda-se a prática de exercícios aeróbicos, fisioterapia, técnicas de relaxamento, psicoterapia e orientação nutricional para alívio dos sintomas da fibromialgia.
Segundo o Conselho Regional de Nutrição (3.ª região), escolhas alimentares adequadas melhoram a qualidade de vida, pois comidas in natura são ricas em nutrientes e substâncias anti-inflamatórias.
Peixes como sardinha, sementes como chia e linhaça e alimentos com fibras contribuem para o bem-estar. Por outro lado, ultraprocessados e açúcares devem ser evitados, já que intensificam processos inflamatórios.
Com atenção integral e bons hábitos no dia a dia, é possível transformar a rotina e viver com mais equilíbrio e saúde.
Fontes:
A 5 anos tenho muitas dores pelo corpo mas as mãos e os pés são os que mais me incomoda faco pilates duas vezes na semana caminhada de 1 hora em dias alternados mas tem dia que a dor fica insuportavel e tenho tomar injetavel p conseguir trabalhar.
Dor articular fibromialgia
Quero saber como cuidar das dores da frimialgia
O texto muito esclarecedor muito bom
Que bom que gostou, Oneide! Continue acompanhando nossas matérias.
Nossa sinto tanta dor no joelho, cotovelo no corpo todo,nas articulações acho quece fibromialgia.
Olá, Maria! Como vai? O ideal é procurar um atendimento médico para devida avaliação do quadro apresentado.
Convivo com a dor a muito tempo, fico dias com uma dor de cabeça insuportável, que remédio nenhum corta, dores nos braços, tornozelos, calcanhar, dentes, tenho muito formigamento nos pés e braços, dores nas articulações das mãos, uma fadiga e cansaço insuportável, tenho que tomar calmante para poder acalmar a ansiedade, quase não durmo, tenho sinto muito desconforto por ficar na cama.
Poxa, Maria! 🙁 E você já faz acompanhamento médico?
Oi, sofro com dores a muito tempo, começou no cotovelo até as mãos, hoje no corpo todo, chego a perder as forças.
Já fiz muitas fisioterapia, nada de melhorar, fico a base de remédio, mas só ameniza as dores.
Ta difícil conviver, não consigo trabalhar direito, nem dormir, meu trabalho é na área de limpeza.
Já faço acompanhamento com medico.
Oi, meu nome é Crislaine tenho 20 anos, sei exatamente como esses dores. Sofro com isso dês de mais pequena. Fui consultar com uma rematologista e ela disse que é fibrimoalgia.
Eu sofro muito com muita dor no corpo tem dias que não tenho vontade de sair da cama
Nesse momento são 00:26 não consigo dormir de tanta dor , ontem estive depressiva do nada dá uma grande tristeza ,tento me controlar ,senti várias crises profunda desse sentimento desencadeou muitas dores ,nem o pregabalina 150 mg nem o ibupropiona 300 faz efeito
Fui diagnosticada a pouco tempo, mas sinto dores a muito tempo, a médica reumatologista somente me indicou amitripilina e exercícios físicos, mas eu me recuso a usar esse medicamento eu durmo super bem, gostaria realmente saber se algum medicamento funciona?
Oi, Márcia! Como vai? O ideal é você conversar com sua médica, em questão da medicação que ela passou e sobre a sua opinião e assim juntas vocês poderão chegar em um tratamento eficaz e que seja melhor para você.
Bom dia descobri q tenho a um ano,operei a coluna convivo c dores,a todo tempo.
Tomo pregabalina q me deixa drogada.
Boa noite, sinto muita dor no braço e ombro, chega dói as mãos e não consigo levantar braço para tras nem levantar 90 grau. Isso aconteceu depois de dormir em cima do braço mas achei que ia melhorar,mas não melhorou. Será que pode ser isso? Qual especialista devo procurar? Se puder responder fico agradecida.
Oi, Adriana! Como vai? O ideal é passar por uma primeira avaliação com clinico geral, onde ele irá avaliar o quadro e se necessário te encaminhará para outra especialidade.
Tive a uns 5 anos febre reumatica tratei logo no inicio curou so que depois disso continuei com muitas dores difusas fiz todos os exames para saber se tinha ficado alguma sequela mais graças a Deus nao fiquei com nenhum tipo de sequela e as dores continuaram muita dor nas articulaçoes cabeça joelho costas e principalmente nuca dores insuportáveis varias noite perdidas de sono fiz tomografia ressonância encefalograma exames de coraçao nada diagnosticado fiz consulta com o neurologista ja com todos esses exames em mao ele constatou a fibromialgia e olha que nao é facil conviver quase que 24 horas com dor mais Deus nos da força .
Gente eu sofro muito com está tal de fibriomialgia,estou na cama até para tomar um banho sofro muito com as dores fortes, fico sem condições de andar. Só sinto vontade de morrer. Meus Deus tenha misericórdia de quem sofre.
Eu sinto muita dor nos braços e corpo todo. eu ficando com dores nos braços eu não aguento nem ficar deitado em cima do braço
Ola, de 2020 pra ca, na minha família aconteceu muitas tragedias, masdo ano passado pra ca, so piorei ao perder minha mae, entao em janeiro desse ano procurei minha medica ja com uns meses de dores por todo o corpo, sem vontade de viver, crises de ansiedade de passar bem mal, e depois de todo esse tempo agora fui diagnosticada com fibromialgia por ela e uma fisioterapeuta…. desde muito tempo ja tomo amitripilina, fluxetina e zolpidem, hj complemento esse tratamento com Depakene , dipirona, Paracetamol de codeina e pregabalina… estou mal, pois nunca passa essas dores, nao durmo mesmo com remédios. Nao sinto mais vontade de nada sinto como se fosse o fim… constantemente com pes e maos inxadas e formigando… é muito triste ? ver no que me tornei.
Ola, de 2020 pra ca, na minha família aconteceu muitas tragedias, masdo ano passado pra ca, so piorei ao perder minha mae, entao em janeiro desse ano procurei minha medica ja com uns meses de dores por todo o corpo, sem vontade de viver, crises de ansiedade de passar bem mal, e depois de todo esse tempo agora fui diagnosticada com fibromialgia por ela e uma fisioterapeuta…. desde muito tempo ja tomo amitripilina, fluxetina e zolpidem, hj complemento esse tratamento com Depakene , dipirona, Paracetamol de codeina e pregabalina… estou mal, pois nunca passa essas dores, nao durmo mesmo com remédios. Nao sinto mais vontade de nada sinto como se fosse o fim… constantemente com pes e maos inxadas e formigando… é muito triste ? ver no que me tornei.
Estou a dois meses com dores nos braços , ombros , pernas , enfim parece que está tudo corpo inflamado é dor em todo corpo , só quem sente sabe o quanto isso nos faz sofrer , ando muito triste sem ânimo . E realmente parece para os que estão a nossa volta que é exagero da nossa parte ter dores constantes , só eu e Deus sabe o meu sofrimento .
Olá boa noite meu nome é Ana maria, eu sinto muitas dores no corpo todo a palma das mãos e pés , fortes dores de cabeça, ainda não consultei nenhum reumatologista, tirei tireoide há um ano será que tem à ver com a tireoide? Me ajude por favor.
Oi Ana, tudo bem? Recomendamos que procure um atendimento médico, aqui no dr.consulta temos mais de 60 especialidades. Entre em contato conosco no 4090-1510 ou acesse nosso site https://drconsulta.com/
As dores são horríveis, mas desde comecei a tomar pregabalina reduziram consideravelmente. Porém, dormir sem medicação é praticamente impossível, a fadiga, cansaço e a enxaqueca são incapacitantes, a sensibilidade na pele faz parecer que é frescura, pois é ruim até receber carinho, e principalmente os fatores psicológicos. A depressão e ansiedade são bem intensas. Tenho vergonha de falar sobre isso com pessoas que não tem, pq sou muito nova e já disseram que estou inventando, que não pode ser assim. Só quem tem sabe
Ficarei grata se puderem me ajudar . Pois sinto cada vez menos sentido de estar viva. Preciso muito de ajuda, como de uma indicação de algum grupo/canal de apoio gratuito. Tenho 57 anos e já tem 24 anos que faço tratamento para fibromialgia. Ei tinha uma vida boa, movimentada, dirigia…só piorava nas crises, 2 a 3 vezes por ano tinha crises, mas fazia fisioterapia, acupuntura, ioga. E faz quase 4 anos que houve um avanço significativo. Aumento do triglicerídeos, nos colesterol (uso Rosuvastatina ) e remédio pra pressão, as dores pioraram muito e se espalharam por todo o corpo. Cabeça, pescoço, ombro (com lesões nos tendões), braços, toda a coluna, nádegas, joelhos , tornozelos, (tbm com lesão nos tendões), nos
calcanhares, Dentes, formigamento, dormência ( até no nas laterais e atrás da cabeça) , dificuldade na concentração. Em momentos de tendões emocionais, tenho dificuldade na fala, confusão gagueira, fadiga, muito cansaço e tremedeira. Piorou a ansiedade, depressão, crises de pânico, e acabei me isolando. Intestino irregular, dificuldade para pegar no sono, mesmo com remédios. A dosagem de alguns medicamentos foram dobrados 2x nesse ano. Consigo andar , ficar de pé ou sentada por 1h, se ficar mais , as dores fica insuportáveis. Agora tenho que usar um travesseiro para sentar. Tarefas doméstica, tem que ser feita por partes. Fisioterapia foi cancelada, pois não faz mais o efeito desejada e não compensa o deslocamento, por causa das dificuldades mencionadas acima. Obrigada !
[…] determinadas condições físicas, que levam a disfunções orgânicas capazes de causar sintomas psíquicos (destacando, por exemplo, complicações na tireoide ou a fibromialgia); […]
Será que estou com essa doença? Sinto muitas dores nos braços pernas principalmente nos ombros e cotovelos, agora os punhos também, isso já vem arrastando a anos,mas a médica falou me que toda pessoa obesa tem dores, porque fica tudo inflamado, passou um remédio para eu tomar que não valeu nada, conseguiu eliminar 21 kgs em 2023 estou bem leve agora mas as dores continuam,me falaram que deve ser a tal da fibromialgia, não sei,vou fazer uns exames,mas ela nem um momento mencionou que poderia ser,a dita cuja. Quem sente a dor é que geme.
Obrigada ??
Será que estou com essa doença? Sinto muitas dores nos braços pernas principalmente nos ombros e cotovelos, agora os punhos também, isso já vem arrastando a anos,mas a médica falou me que toda pessoa obesa tem dores, porque fica tudo inflamado, passou um remédio para eu tomar que não valeu nada, conseguiu eliminar 21 kgs em 2023 estou bem leve agora mas as dores continuam,me falaram que deve ser a tal da fibromialgia, não sei,vou fazer uns exames,mas ela nem um momento mencionou que poderia ser,a dita cuja. Quem sente a dor é que geme.
Obrigada ??
Gostei muito me preocupei agora me identifiquei com cada dor dessas tem dias que até deitada sentada sinto dores
Gostei muito me preocupei agora me identifiquei com cada dor dessas tem dias que até deitada sentada sinto dores como saber se tenho fibromialgia é que profissional procurar
Tenho fibromialgia a muitos anos e tento conviver já que às vezes sou levada a crise depressiva e sou muito ansiosa.
Já tomei remédios controlados,hoje procuro ter uma vida mais saudável procurando fazer o possível para manter o equilíbrio emocional .
Não é fácil pois de repente começa os sintomas mais forte como dor em todo corpo, cervical e como agora em toda face. Muito complicado somente Tramal alivia e os sintomas são às vezes confundindo com viroses .
Falto ao trabalho ? e só quero ficar deitada .
Leva alguns dias para diminuir os sintomas e assim vou vivendo….
[…] fibromialgia; […]