Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Viver bem / 6 dicas para evitar doenças gastrointestinais
Viver bem

6 dicas para evitar doenças gastrointestinais

O médico gastroenterologista é o especialista que cuida do trato digestivo (que começa na boca e se estende até...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
23, abr de 2024
13 minutos para ler
6 dicas para evitar doenças gastrointestinais

O médico gastroenterologista é o especialista que cuida do trato digestivo (que começa na boca e se estende até o ânus e é responsável principalmente por processar e absorver os alimentos), garantindo a atenção a uma série de doenças gastrointestinais com uma grande variedade de causas e, claro, de consequências. 

O dia do gastroenterologista é comemorado em 29 de maio e celebra também o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data escolhida pela Organização Mundial de Gastroenterologista, além de homenagear esses profissionais, busca também reforçar a prevenção contra alterações nessas estruturas do organismo.

Então que tal conferir uma série de hábitos e mudanças no estilo de vida que podem contribuir para prevenir diversas alterações gastrointestinais?

dr.consulta botão assinar cartão

Quais as doenças gastrointestinais mais comuns?

Por englobar uma área bem grande do corpo, o trato gastrointestinal está sujeito a diferentes alterações na sua condição adequada. De todo modo, entre as doenças gastrointestinais mais frequentes estão:

  • refluxo, em que o ácido estomacal retorna para o esôfago, gerando uma série de desconfortos;
  • úlceras, que aparecem na forma de feridas dentro do estômago;
  • gastrite, uma inflamação no interior do estômago;
  • pancreatite, o nome dado à inflamação do pâncreas;
  • hepatites, na forma de diferentes tipos de inflamação e infecção do fígado;
  • diverticulite, que ocorre por conta da inflamação ou infecção dos divertículos, pequenas bolsas que podem se formar na parede de partes do intestino;
  • doenças inflamatórias intestinais, que são condições crônicas que causam inflamação no trato gastrointestinal;
  • síndrome do intestino irritável, alteração intestinal, muitas vezes relacionada ao estresse e ao consumo de alguns alimentos específicos;
  • câncer colorretal, que se desenvolve no cólon ou no reto e é o tumor do trato gastrointestinal mais comum.

Como contribuir para a manutenção da saúde gastrointestinal?

1 – Mantenha uma dieta equilibrada

Como não poderia deixar de ser, uma alimentação balanceada é um elemento indispensável na manutenção de uma boa saúde digestiva, garantindo que tudo funcione de forma adequada. 

Seguir as recomendações do Guia Alimentar da População Brasileira e priorizar, sempre que possível, refeições à base de alimentos in natura em vez de produtos ultraprocessados é uma recomendação que deve orientar uma dieta saudável.

Alimentos ultraprocessados, não custa lembrar, são aqueles produtos obtidos a partir de complexos processos industriais. Eles trazem na sua composição grandes quantidades de sal, açúcar e gordura, além de vários componentes que você certamente não tem na sua cozinha. 

Assim, observar os rótulos e ver se o que você está levando para casa tem nomes difíceis de entender é uma forma prática de identificar um ultraprocessado.

Priorizar alimentos in natura (como verduras, legumes, frutas e cereais integrais) também colabora com outro aspecto fundamental na prevenção de doenças gastrointestinais: o consumo adequado de fibras. 

De forma resumida, as fibras são nutrientes que não são digeridos pelo estômago. Assim, elas seguem pelo intestino e absorvem água. Com isso, as fezes formadas no processo de digestão conseguem fluir com mais facilidade até serem eliminadas. 

Logo, quem come poucas fibras pode ter de prisão de ventre. Além disso, existem evidências que mostram que, no longo prazo, a falta de fibras na alimentação aumenta o risco de uma série de diagnósticos, incluindo casos de câncer colorretal.

Em geral, a recomendação é que uma pessoa adulta consuma 30 gramas de fibras por dia.  Como referência, isso equivale a mais ou menos 5 porções de cereais, frutas, legumes ou verduras ao longo das refeições diárias.

dr.consulta - homem jovem, negro, usando camiseta marrom, bebe água para se hidratar e evitar doenças gastrointestinais
Imagem ilustrativa (GettyImages)

2 – Tome bastante água

As fibras não são nada sem a água. Por isso, assim como uma alimentação equilibrada, uma saúde digestiva em dia depende também da ingestão adequada de quantidades suficientes do líquido. Junto da falta de fibras, não beber água o bastante é outro agravante da prisão de ventre. 

A quantidade recomendada por dia varia de pessoa para pessoa, mas pode ser maior ou menor em determinadas circunstâncias. De todo modo, quem vive em climas mais quentes certamente precisará de mais líquido do que quem passa o dia em temperaturas mais amenas.

Quem tem dificuldade em manter a hidratação adequada pode contar com a ajuda de chás ou sucos naturais sem a adição de açúcar para complementar a ingestão de líquidos. Além disso, “temperar” a água com ervas, especiarias e rodelas de frutas cítricas pode ajudar quem não gosta muito do “sabor” do líquido. No mais, ter uma garrafinha sempre por perto pode fazer toda a diferença.

3 – Pare de fumar (ou nunca comece) e não exagere no álcool

É difícil separar hábitos como o tabagismo e o consumo regular de álcool de uma série de alterações gastrointestinais. 

Fumar, por exemplo, está associado a um maior risco de diferentes tipos de câncer no trato gastrointestinal. Além disso, quem fuma tem mais chance de conviver com alterações como gastrite, refluxo e úlceras gastrointestinais, entre outras condições.

Deixar o cigarro por conta própria pode ser difícil, então quem quer, mas não consegue, pode contar com ajuda especializada para isso.

Já o álcool, embora tenda a ser mais socialmente aceito, também pode aumentar a chance de consequências nessa parte do corpo. E isso vai desde simples sinais de queimação até quadros de refluxo gastrointestinal, úlceras e uma série de disfunções hepáticas.

Não é novidade para os especialistas que exagerar no álcool também está associado a doenças inflamatórias intestinais, inclusive por conta na alteração dos microrganismos que vivem na região (a chamada microbiota).

4 – Faça exercícios físicos regularmente

Atividades físicas regulares são outro hábito excelente para o organismo como um todo, o que inclui o trato gastrointestinal. E são vários os benefícios de movimentar o corpo com regularidade. 

Um estudo mostrou, por exemplo, que exercícios regulares podem contribuir para reduzir a prisão de ventre entre quem tem essa condição. Além disso, o hábito pode ser importante para quem foi diagnosticado com doença inflamatória intestinal. 

Seja como for, não é necessário virar um atleta profissional para obter esses benefícios. A Organização Mundial de Saúde orienta que adultos devem acumular pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada ou intensa por semana. Se você fizer isso (o equivalente a cerca de 30 minutos por dia), ótimo.  Mas lembre-se que qualquer atividade que reduza seu tempo parado já é importante.

5 – Gerencie seu estresse

O que se passa pela mente também influencia no bom estado do trato gastrointestinal. Exemplo disso é o que acontece nos casos de doença inflamatória intestinal, em que parte das manifestações pode ser resultado do estresse constante e formas de controlar a ansiedade e o nervosismo costumam ser parte do tratamento. 

Nessas horas, vale procurar aquilo que funciona para você. Pode ser que você se dê bem com técnicas de meditação e yoga ou consiga relaxar mantendo um hobbie qualquer. Já algumas pessoas obtêm benefícios com exercícios de relaxamento a partir do controle da respiração. Por fim, em algumas condições, o suporte de um psicólogo pode ser igualmente importante.

Agendar consulta com psicólogo

6 – Procure ajuda especializada se houver suspeita de doenças gastrointestinais

Não é preciso esperar uma suspeita aparecer para procurar um gastroenterologista. Investir no acompanhamento médico precoce pode ser importante para identificar doenças ainda em estágio inicial, por exemplo.

Agendar consulta com gastroenterologista

De qualquer maneira, diante de sinais e sintomas que não vão embora e que não melhoram com o tempo a ajuda deste especialista se torna mais relevante. Entre as alterações mais comuns em quadros nessa parte do organismo estão:

  • dores na barriga ou no estômago;
  • cólicas;
  • diarreia e prisão de ventre;
  • queimação no estômago;
  • refluxo;
  • dificuldades de digestão;
  • distensão do abdômen;
  • náuseas e vômitos;
  • presença de sangue nas fezes;
  • perda de peso sem causa aparente.

Em muitos casos, todas essas alterações podem ser explicadas por condições que não envolvam doenças gastrointestinais. 

Porém, a atuação do gastroenterologista pode auxiliar no diagnóstico adequado, inclusive com o apoio de subespecialidades da área, como a Coloproctologia e a Hepatologia.  Em geral, um clínico geral pode fazer uma primeira avaliação e, se necessário, encaminhar o paciente para a atenção do especialista. 

Com o Cartão dr.consulta você conta com uma assinatura de saúde que disponibiliza acesso a consultas, exames e procedimentos odontológicos pagando menos. Os benefícios podem ser estendidos, ainda, a mais 4 dependentes.

Assinar Cartão dr.consulta

Lembre-se que cuidar da saúde não é apenas lidar com dores e desconfortos, mas também preveni-los. Conte com o dr.consulta para te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Fontes:

  • World Journal of Gastroenterology;
  • Pharmacological reports;
  • Frontiers in Nutrition;
  • Alcohol Research;
  • Nutrients;
  • Biblioteca Virtual em saúde;
  • Ministério da Saúde;
  • Gastroinestinal Pharmacology;
  • Frontiers in pediatrics;
  • Digestive Diseases and Sciences.

#Estilo de vida#Gastroenterologia#Gastroenterologista#prevenção doenças gastrointestinais#saúde digestiva#sistema digestório#trato digestivo
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Pedro Dias 25/04/2024 às 23:52

    Muito útil

    Responder
    • Leticia Correia Cardoso 26/04/2024 às 08:52

      🙂

      Responder
  2. Raphael Gonçalves 17/05/2024 às 09:52

    Muito bom o conteúdo!

    Responder
    • Reinaldo 17/05/2024 às 10:10

      Olá! Raphael, como vai? Que bom que gostou do conteúdo, conte conosoco!

      Responder
  3. Kátia de Fátima 21/05/2024 às 13:21

    eras exatamente o que necessitava saber

    Responder
    • Reinaldo 24/05/2024 às 08:26

      Olá! Kátia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso conteúdo. Continue nos acompanhando ??

      Responder
  4. Como lidar com a azia na gravidez de forma segura | Blog dr.consulta 22/07/2024 às 18:42

    […] queimação estomacal não é a única alteração gastrointestinal notada pelas gestantes. Ao longo desses meses, outros tipos de desconforto podem surgir, cada um […]

    Responder
  5. 11 dicas para equilibrar trabalho e qualidade de vida | Blog dr.consulta 06/01/2025 às 14:11

    […] disfunções gastrointestinais. […]

    Responder
  6. Norovírus: o que é e como prevenir sua transmissão | Blog dr.consulta 15/01/2025 às 12:08

    […] o principal causador de infecções gastrointestinais era o rotavírus. No entanto, com o avanço das campanhas de vacinação infantil contra esse […]

    Responder
  7. 6 possíveis causas para os arrotos constantes | Blog dr.consulta 19/03/2025 às 11:58

    […] itens podem favorecer a produção de gases no trato gastrointestinal durante seu processo de digestão, causando um número maior de arrotos. Em geral, eles são […]

    Responder
  8. O que pode ser a dor no peito ao respirar? | Blog dr.consulta 25/03/2025 às 09:17

    […] disfunções gastrointestinais. […]

    Responder
  9. As causas e consequências da síndrome de burnout | Blog dr.consulta 08/04/2025 às 08:20

    […] exaustão, fazendo com que o indivíduo sinta que seu vigor foi drenado, alimentando a sensação de sobrecarga, preocupação ou tristeza, bem como diversos sintomas físicos, como dores e mudanças gastrointestinais; […]

    Responder
  10. O que você deve saber sobre casos de úlcera péptica | Blog dr.consulta 16/07/2025 às 15:23

    […] medidas certamente auxiliam a evitar uma úlcera péptica. Parte considerável delas envolve ajustes no estilo de […]

    Responder
  11. Conheça as principais causas da dispepsia (ou indigestão) | Blog dr.consulta 21/07/2025 às 12:18

    […] em que as queixas estão vinculadas a algumas alterações no trato gastrointestinal, como úlceras e […]

    Responder
  12. Confira um guia completo sobre a diverticulose  | Blog dr.consulta 22/07/2025 às 12:58

    […] a saúde digestiva é indispensável para prevenir as diversas condições que afetam a atuação dessas estruturas tão complexas. Isso pode ser alcançado […]

    Responder
  13. Aprenda a calcular o índice de massa corporal (IMC) | Blog dr.consulta 30/07/2025 às 12:04

    […] a condições médicas específicas, como disfunções hormonais, transtornos alimentares ou mesmo distúrbios gastrointestinais, que são alvo de atenção do […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
13 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510