Quando procurar um reumatologista?
Com tantas ramificações na medicina nem sempre é tão fácil saber qual especialista buscar. No entanto, existem motivos claros para procurar um reumatologista.
O médico reumatologista estuda e cuida das doenças dos tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos.
Por que devo procurar um reumatologista?
Primeiro porque os cuidados com a saúde são essenciais. Depois, porque as doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, elas podem atingir jovens também.
Entre os fatores que fazem com que certas pessoas tenham mais tendência a desenvolver reumatismos estão:
- excesso de peso (sobrepeso);
- herança genética;
- traumatismos;
- sedentarismo;
- distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão.
Os sintomas dessas patologias incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia como caminhar, subir ou descer escadas, se locomover no ritmo antigo.
Assim, se você apresenta um ou mais sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista, mesmo que para uma consulta preventiva.
As 10 doenças mais comuns tratadas pelo reumatologista
Atualmente, são conhecidos mais de 100 tipos de doenças reumáticas. Essas enfermidades normalmente não são contagiosas e podem ser tratadas. Conheça as mais comuns:
- artrite reumatoide;
- osteoartrite;
- fibromialgia;
- osteoporose;
- gota
- lúpus;
- tendinite;
- bursite;
- vasculite;
- esclerodermia.
1 – Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que pode afetar diversas articulações, sendo as mãos e os pulsos as regiões mais acometidas. Os portadores dessa doença podem apresentar febre, fadiga, mal-estar generalizado e anemia.
2 – Osteoartrite
Também conhecida como artrose, essa doença é caracterizada pelo desgaste das cartilagens que recobrem as extremidades dos ossos. O comprometimento das articulações causa dor e limita a realização de movimentos simples.
3- Fibromialgia
Essa síndrome provoca dores generalizadas e constantes. A fibromialgia está ligada a transtornos psicológicos, como distúrbios do sono, ansiedade e depressão.
4 – Osteoporose
A osteoporose é mais comum em mulheres na menopausa, essa doença é caracterizada pela fragilidade dos ossos. Ela surge quando o organismo reabsorve mais osso do que forma, criando um desequilíbrio e deixando os ossos frágeis e sujeitos a fraturas.
5 – Gota
Essa doença é desencadeada pela produção excessiva de ácido úrico pelo organismo. A substância se acumula nas articulações, causando inchaço e inflamação.
6 – Lúpus
É uma doença autoimune crônica que provoca lesões em diversas partes do corpo. As regiões mais afetadas são os rins, os pulmões e as articulações. O lúpus pode causar dor, febre, manchas avermelhadas e queda de cabelo.
Ao ter um agravamento dos sintomas, você pode consultar um reumatologista online para solicitar a indicação de medicamentos que possam aliviar as dores.
7 – Tendinite
O tendão é uma estrutura fibrosa que conecta o músculo ao osso. A tendinite (sua inflamação) é, geralmente, causada por movimentos repetitivos e traz dor e limitação física.
Pessoas que fazem movimentos repetitivos em suas funções no trabalho, podem desenvolver tendinite.
8 – Bursite
A bursa, ou bolsa sinovial, é um saco membranoso preenchido com líquido, que funciona como um lubrificante das articulações. A bursite tem sintomas semelhantes aos da tendinite e as duas doenças são frequentemente confundidas.
9 – Vasculite
Vasculite é o nome dado a um conjunto de enfermidades que provocam a inflamação dos vasos sanguíneos.
Este processo faz com que algumas células se instalem nas paredes dos vasos, alterando a formação delas, que podem ficar mais grossas ou mais finas.
10 – Esclerodermia
É uma doença que se caracteriza por fibrose (endurecimento) da pele e dos órgãos internos, comprometimento dos pequenos vasos sanguíneos e formação de anticorpos contra estruturas do próprio organismo (autoanticorpos).
Assine o Cartão dr.consulta e garanta consultas com reumatologistas e outros especialistas a partir de R$ 59 e clínico geral por R$ 39. Faça todos os exames necessários e disponíveis nas nossas unidades com 30% de desconto.
Devo procurar um reumatologista ou ortopedista?
Já que o ortopedista acompanha e assegura a saúde do sistema locomotor, ou seja, de todos os sintomas que envolvem lesões nos ossos, músculos, tendões, ligamentos (responsável por parte das dores no joelho, por exemplo) e articulações é, normal que se tenha essa dúvida.
Para ajudar neste esclarecimento, há dois questionamentos que podemos fazer:
- A dor ou o inchaço apareceram depois de um trauma, torção ou queda? Sim? Procure um ortopedista;
- As dores são crônicas e acompanham calor, vermelhidão e rigidez do movimento? Sim? Procure um reumatologista.
[…] adequado e a prática regular de exercícios físicos. Para tudo isso, a devida supervisão de um reumatologista é […]