7 passos de como parar de fumar de uma vez por todas!
É muito comum ouvir que o tabagista não consegue parar de fumar porque não quer. Isso é um erro. Na verdade, a pessoa que fuma sofre de dependência química, por isso, deixar o hábito pode ser um grande sofrimento físico e emocional. Ainda assim, de acordo com o Ministério da Saúde, é possível seguir tratamentos que podem ajudar a parar de fumar de uma vez por todas. Confira 7 passos que vão guiar você até esse objetivo.
Veja mais: Quais são os estragos que o cigarro pode causar?
Veja mais: Os primeiros males do cigarro
7 passos de como parar de fumar de uma vez por todas!
Passo 1 – Tenha determinação
Esse é ponto principal. Você é o protagonista de um processo que se inicia com a tomada da decisão de parar de fumar e se prolonga até que se chegue à abstinência.
Especialistas recomendam que você invista no autoconhecimento, observando o que leva ao hábito e o que acontece nos intervalos entre um cigarro. Outra boa estratégia é deixar o cigarro bem longe: nesse caso, a preguiça de ir até ele pode ser uma grande aliada.
Passo 2 – Escolha uma data específica
Somente 3% das pessoas conseguem parar de fumar de maneira abrupta, de acordo com o Ministério da Saúde. Para saber se você está entre eles, só tentando. Então, marque um dia específico para isso acontecer – uma data que não seja muito distante.
Faça dessa uma ocasião significativa para você, que tenha algo que fortaleça a sua decisão e ajudar a manter a abstinência.
Passo 3 – Corte os gatilhos do cigarro
Você fuma por causa do cafezinho? Suspenda a bebida por um tempo. A vontade de fumar vem depois das refeições? Vá escovar os dentes assim que terminar. E assim vá cortando cada um dos gatilhos.
Os especialistas comentam que o álcool é o pior deles porque acelera o metabolismo da nicotina e faz a fissura por cigarro voltar mais rápido. Além disso, enfraquece o autocontrole, atrapalhando a sua decisão de parar de fumar.
Aqui, vale um curiosidade: a fissura pelo cigarro é intensa, mas dura, no máximo, cinco minutos. Os benefícios para a saúde aparecem nas primeiras 24 horas sem fumar e vão aumentando com o tempo. Então, vale resistir!
Veja mais: Cigarro eletrônico: mitos e verdades
Veja mais: Como identificar a dependência da nicotina?
Passo 4 – Escolha um método para parar de fumar
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tratamento respeitar o perfil de cada pessoa, mas existem, basicamente, duas maneiras comuns de parar de fumar: de forma abrupta ou gradualmente.
A parada gradual pode ser feita de duas maneiras: reduzindo o número de cigarros fumados por dia ou adiando o horário de fumar o primeiro. Tudo isso com foco na interrupção total e não só na diminuição em si.
Passo 5 – Procure ajuda médica
Diversos profissionais são capacitados pelo Ministério da Saúde para fazer um trabalho multidisciplinar e, assim, ajudar você a parar de fumar. Como cada pessoa tem um grau de dependência diferente, é preciso avaliar individualmente a necessidade (ou não) de se usar medicamentos.
Eles têm indicações precisas e são utilizados para minimizar os efeitos da abstinência da nicotina. A abordagem comportamental ainda é a mais relevante para parar de fumar.
Veja mais: Tudo sobre o câncer de pulmão
Veja mais: Saiba tudo sobre o tabaco
Passo 6 – Aposte em truques saudáveis
Para vencer a fissura, você pode contar com recursos simples como tomar mais água gelada e água de coco, comer palitos de cenoura crua, frutas geladas picadas, cristais de gengibre, mascar cravos, chupar pequenos cubos de gelo e picolés de frutas sem açúcar.
Além disso, faça exercícios. Está comprovado cientificamente que eles diminuem a vontade de fumar ao mesmo tempo em que estimulam você a permanecer na sua meta.
Passo 7 – Troque experiências
Participar de grupos de apoio, conhecer outros casos e trocar experiências podem fazer a diferença. Os especialistas explicam que o ideal é que os encontros ocorram semanalmente, ao longo de um mês – quando se espera que você já tenha largado o cigarro.
Depois, podem passar a ser quinzenais e, então, mensais, até que se complete um ano de abstinência.
Se você fuma ou conhece alguém que fuma, pare tudo que estiver fazendo agora! Esse pode ser o livro mais importante que você lerá na sua vida…
Acesse esse link e aproveite: http://bit.ly/ComoePorqueParardeFumarImediatamente
Gostei da matéria vou tentar para de fumar hoje mesmo. De uma vez só por minha filha que tanto pedi pra eu para. Ainda não consegui mais fé em Deus dessa vez consigo
Olá, bom dia! Ficamos felizes que tenha gostado 🙂
Eu quero e preciso parar de fumar, já faz muito tempo que fumo, estou muito mal com isso, me sinto uma fraca, dependente de uma coisa horrível… gostaria da ajuda de vcs pra.
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico e/ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Com qual especialista eu teria que marcar a consulta para obter ajuda para largar o vício do cigarro?
Olá, bom dia! Para conferir nossas especialidades acesse nosso site http://www.drconsulta.com ou entre em contato com a nossa central de atendimento no (11) 4090-1510, opção 1.
Eu sou uma pessoa muito nervosa, ansiosa. Tenho problema de saúde na família e procuro no cigarro o alívio para não me estressar, ficar nervosa. Fumo desde os 18 anos.
Olá, Silvana! Tudo bem? O bom seria consultar um profissional para orientações!
Meu Deus quero tanto deixa de fumar más sei quê Deus está com migo vou Pará em nome de Jesus Cristo
Tenho uma super vontade de fumar pois graças a Deus eu fumava ums ,15 hj fumo uma,6quando estou com meu namorado quase não fumo o que acontece
Tenho muita vontade de parar de fumar,comessei a fumar tem um ano depois de uma crise de esquizofrenia que tive
[…] parar de fumar; […]
[…] fumar; […]