Não existe saúde sem uma boa alimentação. É com a nutrição de qualidade que nosso corpo funciona de forma mais adequada no dia a dia.
Você provavelmente já sabe disso, certo? Se sim, também deve conhecer um cereal que não pode faltar nessa rotina alimentar: a aveia.
A lista de nutrientes que você encontra neste alimento é longa: proteínas, vitaminas B1 e B5, ferro, fibras, magnésio, cálcio, zinco e muito mais. Tudo isso contribui com a nossa saúde de forma geral, mas, principalmente, com o sistema cardiovascular.
Continue acompanhando o conteúdo para saber mais sobre os principais benefícios da aveia!
6 principais benefícios da aveia para o bem-estar
Coração, intestino, ossos e até a saúde mental: são muitas as partes do corpo beneficiadas pelos nutrientes desse cereal.
Assim, as principais vantagens de comer aveia são as seguintes:
- reduz a pressão arterial;
- controla o colesterol;
- influencia positivamente nos níveis de açúcar no sangue;
- auxilia no bom humor e na energia;
- ajuda no funcionamento do intestino;
- fortalece os dentes e ossos.
Explicaremos todos esses tópicos, mas saiba que cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes. Por exemplo, alguém com hipertensão precisará de cuidados diferentes de quem tem a pressão baixa.
Então, o melhor é consultar um nutricionista e formular uma rotina específica para o que o seu organismo requer.
No dr.consulta, você pode manter esse acompanhamento e ainda aproveitar condições especiais por meio do Cartão dr.consulta. Com a assinatura, é possível ter acesso a avaliações médicas para até 5 pessoas, contando com o titular, sem restrição de idade ou necessidade de parentesco.
Além disso, esse produto fornece descontos na realização de exames, de consultas odontológicas (a depender da modalidade) e na compra de medicamentos tarjados nas farmácias selecionadas.
1. Redução da pressão arterial
Quando o coração precisa de muita força para bombear o sangue, a nossa pressão arterial aumenta – é a popular pressão alta.
Controlar essa condição está entre os benefícios da aveia, pois ela tem dois nutrientes fundamentais: as fibras e o magnésio.
Estudos mostraram que, por ajudar a controlar as várias funções do metabolismo e pelo tipo de fermentação que promove no intestino, as fibras ajudam a reduzir a pressão em até 2 mm/Hg. Enquanto isso, o magnésio promove a vasodilatação, deixando as artérias mais abertas para o fluxo de sangue.
Com a redução da pressão, também diminui o risco de acidente vascular cerebral (AVC), uma condição grave, em que há o rompimento ou a deformação de uma artéria no cérebro.
2. Redução do colesterol
Temos dois tipos de colesterol (moléculas de gordura) no nosso corpo, o considerado bom (HDL) e o ruim (LDL).
Quando a forma nociva está em excesso, há o perigo do desenvolvimento de situações, como o acúmulo de placas gordurosas nas artérias, que interrompem o fluxo de sangue para o coração, causando o infarto.
É preocupante, mas lembre-se que a aveia é uma aliada. A razão está na fibra beta-glucana, que atua nos intestinos para promover uma menor absorção de gorduras.
3. Influência no nível de açúcar no sangue
Como já estamos abordando a absorção de nutrientes, precisamos também ressaltar como consumir aveia também controla o nível de açúcar no sangue.
Essas substâncias, quando chegam ao intestino, fazem com que as moléculas de açúcar sejam colocadas na corrente sanguínea de forma mais lenta, o que contribui para um melhor funcionamento do hormônio insulina e, consequentemente, evita ou controla a diabetes.
4. Auxilia no bom humor e na energia
Até a saúde mental é beneficiada quando colocamos a aveia no prato. Além de ser uma importante fonte de carboidratos, que fornece energia e diminui o cansaço, o aminoácido triptofano presente no cereal ajuda na liberação de serotonina – conhecida como o hormônio da felicidade.
O triptofano também participa da produção de melatonina – responsável por ajudar a induzir o sono. Portanto, incluir o cereal na alimentação é uma forma de combater a insônia.
5. Ajuda no funcionamento do intestino
Um dos benefícios da aveia mais conhecido é o poder de melhorar o funcionamento do intestino, o que é essencial para quem tem prisão de ventre.
Novamente, são as fibras que estão por trás dessa vantagem, pois elas aumentam o volume do bolo fecal e estimulam os movimentos intestinais necessários para a evacuação.
6. Fortalecimento de ossos e dentes
Você já ouviu falar sobre a função remineralizante da aveia? Isso significa que ela auxilia minerais, como o cálcio, a se fixarem nos ossos e dentes, fortalecendo-os.
Assim, é possível evitar doenças como a osteoporose (enfraquecimento da massa óssea) e cáries (a disseminação de bactérias nos dentes).
Como incluir na minha rotina?
Você pode escolher como ter acesso aos benefícios da aveia por meio dos vários tipos desse cereal. São eles:
- farelo de aveia: possui pouco carboidrato, mas muitas fibras e proteínas;
- em grãos: uma boa opção para ser usada em saladas;
- aveia em flocos: é a forma mais comum, que costuma ser acrescentada em iogurtes e vitaminas;
- farinha de aveia: não é tão rica em fibras, mas tem carboidratos, proteínas e minerais. Geralmente, é usada em receitas de bolos e pães.
Não faltam oportunidades de consumir esse alimento, seja em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, bolos, omeletes, biscoitos, panquecas, tortas e muito mais.
No entanto, antes de comer aveia todos os dias, procure um nutricionista, faça um check-up da sua saúde e, com o profissional, saiba como deixar a sua alimentação mais saudável.
Fontes:
- Aveia | Secretaria da Educação do Estado do Paraná;
- Grão, flocos ou farelo: alguma forma de aveia é melhor que outra? | Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso);
- Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo | SciElo;
- Alimentação cardioprotetora | Ministério da Saúde (MS);
- Cardíacos desconhecem alimentos que fazem bem ao coração | Governo de SP;
- Dicas de alimentação para ter um coração saudável | Ministério da Saúde (MS).