Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde de A-Z / Entenda o que é e quais são os sintomas de gastroenterite
Saúde de A-Z

Entenda o que é e quais são os sintomas de gastroenterite

Por doenças gastrointestinais devemos compreender desde as condições mais corriqueiras, como prisão de ventre, gases, indigestão, refluxo gastroesofágico, gastroenterite...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
08, jun de 2022
13 minutos para ler
Entenda o que é e quais são os sintomas de gastroenterite

Por doenças gastrointestinais devemos compreender desde as condições mais corriqueiras, como prisão de ventre, gases, indigestão, refluxo gastroesofágico, gastroenterite e gastrite até as menos frequentes, como a doença de Crohn. 

De maneira geral, sintomas como refluxo, inchaço e incômodos na região estomacal são bastante comuns. E costumam aparecer em decorrência da ingestão exagerada de algum alimento ou bebida alcoólica e desaparecer em poucos dias. 

Sendo assim, se os sintomas persistirem ou apresentarem outras complicações, é indicada uma avaliação profissional para investigação e tratamento adequados. 

dr.consulta botão assinar cartão

Os sintomas de gastroenterite são muito parecidos com outras doenças gastrointestinais, podendo ser mais leves ou mais graves.

Sabendo disso, é necessário manter-se em alerta para entender bem quais são os sintomas e a frequência em que eles ocorrem, e claro, procurar o cuidado médico nos casos em que os sintomas persistirem. 

O conteúdo de hoje pretende esclarecer tudo sobre a gastroenterite: o que é, quais são os seus sintomas, e como alcançar um diagnóstico e tratamento adequados. Vamos lá? Acompanhe e boa leitura!

O que é a gastroenterite?

A gastroenterite é uma doença muito comum e atinge mais de 2 milhões de pessoas todos os anos no Brasil. Ela afeta o estômago e os intestinos (delgado e grosso), causando inflamação e infecção dos tecidos desses órgãos. 

O agente causador da gastroenterite pode variar. Ou seja, é uma doença que pode ser causada tanto por vírus, como por bactérias ou parasitas. 

Além disso, a gastroenterite tem maior ocorrência durante o verão, mas pode aparecer em qualquer época do ano e em indivíduos de qualquer idade e classe social. 

No entanto, a ocorrência da doença é maior em regiões onde o saneamento básico ainda é precário. Isso porque, o contágio se dá, independente do agente causador, através do contato com uma pessoa infectada ou por alimentos e água contaminados.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a cada ano ocorrem cerca de 2 bilhões de casos de gastroenterite em todo o mundo. Sendo a maior causa de mortalidade de crianças entre 0 e 5 anos, que chegam a apresentar quadros gravíssimos de desidratação. 

Entre os 3 agentes causadores, os vírus são a causa mais comum. Entre eles, destacam-se o rotavírus e o adenovírus. 

Quando a contaminação se dá por esse agente, a probabilidade de contágio aumenta muito, principalmente, dentro da família. Por isso a higienização constante e correta das mãos é muito importante. 

Entre crianças de 0 a 15 meses, o rotavírus é ainda mais comum e letal. Por  isso, recomenda-se a vacinação contra o rotavírus que faz parte do calendário infantil de vacinação. Além da esterilização dos objetos do bebê e também de superfícies e banheiras que serão utilizados pela criança, sempre antes e depois do uso.

A contaminação por bactérias ocorre geralmente pela ingestão de alimentos estragados ou contaminados. As principais bactérias causadoras de gastroenterite são a Salmonella, o  E.coli, Campylobacter, e a Shigella. 

A principal forma de infecção por Salmonella é a ingestão de alimentos crus (ou somente mal cozidos) e que estão contaminados com fezes de animais com a bactéria. 

Outra forma de contaminação bacteriana é entre indivíduos. Por exemplo, ao apertarmos a mão de alguém que esteja infectado e que, ao evacuar, não higienizou as mãos adequadamente. 

Por fim, a contaminação por parasitas se dá através do contato com pessoas infectadas, verduras mal higienizadas ou água contaminada. 

Os parasitas intestinais aderem e invadem a mucosa intestinal causando a inflamação dos tecidos. Os quadros mais comuns da doença são a giardíase e a esquistossomose.

Quais os sintomas de gastroenterite?

Criança com sintomas de gastroenterite
Imagem ilustrativa (iStock)

Os sintomas de gastroenterite aparecem repentinamente e de forma bem intensa, principalmente nos primeiros quatro dias. 

Eles podem amenizar passado esse período, porém, a infecção tende a durar um pouco mais, dependendo do agente causador. Aquelas causadas por vírus costumam durar mais de uma semana nos adultos e por 10 dias nas crianças. 

Veja a seguir a lista completa de sintomas da gastroenterite, do mais ao menos frequente. Lembrando que nem sempre todos eles precisam estar presentes ao mesmo tempo! 

Diarreia

A diarreia geralmente é o primeiro sintoma de gastroenterite. Ela se inicia de forma intensa e necessita ser controlada para não causar desidratação severa no paciente. 

As fezes costumam ter consistência amolecida, com ou sem a presença de sangue e muco, acompanhada de dor de barriga e cólicas intestinais. 

Náuseas e vômitos

Um dos sintomas de gastroenterite mais comum são náuseas e vômitos. Isso porque, trata-se de uma infecção que ataca não só o intestino, mas também o estômago. 

Assim como a diarreia,  os vômitos podem aparecer repentinamente e contribuir para a piora da desidratação do paciente. 

Mal-estar 

É bastante comum o quadro de gastroenterite acompanhar uma intensa sensação de mal-estar. Falta de apetite, moleza e desânimo são sintomas típicos quando o organismo está combatendo alguma infecção e perdendo muitos fluidos, como no caso dessa doença. 

Dor muscular 

A dor muscular também é um sintoma presente na gastroenterite. Chamadas de mialgias, podem variar de leves a intensas e afetam o corpo inteiro. 

Na gastroenterite, a dor tende a ser mais localizada na região do abdômen e costas, devido ao esforço físico e perda de líquido pela diarreia e vômito. 

Febre

Ao combater uma infecção, nosso organismo pode reagir com febre. Por isso, apesar de não estar presente em todos os casos, a febre pode sim, ser um dos sintomas de gastroenterite. 

Ela pode estar ou não acompanhada de calafrios e suor excessivo, devido à mudança da temperatura corporal. 

Desidratação

Quadros de desidratação causada por gastroenterite começam com dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza. No entanto, se não tratada, a desidratação pode se tornar severa. Em casos severos, a pressão arterial cai bastante, o coração fica acelerado, a mente confusa e o rim pode parar de funcionar.

Procure ficar bastante atento a esses sintomas e buscar ajuda médica imediatamente. 

Outros sintomas específicos de gastroenterite grave

Alguns casos da doença podem ser assintomáticos por muito tempo e, quando os primeiros sintomas surgem, o caso pode estar muito avançado, dificultando o tratamento. 

Essas manifestações geralmente são inchaço abdominal e um som mais timpânico que o médico pode observar durante o exame físico do paciente. 

Como diagnosticar e tratar?

Dores relacionadas aos sintomas de gastroenterite
Imagem ilustrativa (iStock)

O primeiro passo para diagnóstico e tratamento dos sintomas de gastroenterite é a avaliação médica para um exame clínico detalhado.

Além disso, podem ser  solicitados exames de fezes para descobrir o agente causador. Esses dados vão ajudar na condução do tratamento e alívio dos sintomas.

O foco do tratamento está em melhorar o sistema imunológico, manter a hidratação orgânica, e minimizar os sintomas para que o paciente tenha mais bem-estar. 

As principais medidas adotadas são:

  • repouso;
  • hidratação intensa;
  • dieta nutritiva e rica em líquidos;
  • administração de remédios. 

Em alguns casos pode ser indicado o uso de antibióticos, mas não em todos, além de medicamentos sintomáticos para náuseas, dores e febre.

O tratamento dos sintomas de gastroenterite dura cerca de 6 a 10 dias, variando de pessoa para pessoa, dadas as condições de saúde e a causa específica (bactéria, vírus ou parasitas).

A alimentação durante este período deve ser leve, evitando gorduras, frituras, café e alimentos que possuem muitas fibras. 

É fundamental ingerir muita água mineral, de coco ou soro caseiro. Assim que o paciente apresentar melhora, a alimentação normal deve ser introduzida de maneira gradativa.

Em casos de sintomas persistentes, o médico deverá ser procurado para uma reavaliação do quadro e do tratamento proposto. 

Evite a automedicação para não agravar o problema e invista na prevenção, tomando cuidado com a água ingerida, com a higiene das mãos e com a conservação dos alimentos.

Para prevenção, também já estão disponíveis no mercado duas vacinas contra o rotavírus que são seguras e eficazes. Inclusive, essa é uma imunização que faz parte do programa de vacinação infantil. 

No entanto, como ela não protege contra todos os tipos de gastroenterite, as recomendações de higiene e alimentação devem ser mantidas. 

O dr.consulta é seu aliado!

médico resolvendo sintomas de gastroenterite
Imagem ilustrativa (iStock)

Agora que você já sabe quais são os sintomas de gastroenterite, está na hora de conhecer o dr.consulta. 

Nossa plataforma de serviços médicos oferece a você consultas e exames de maneira prática, sem filas, com preço justo, qualidade e eficiência. 

Em um mesmo local você é atendido por profissionais de excelência e ainda realiza os seus exames para obter um diagnóstico preciso o quanto antes! Oferecemos atendimento médico de todas as especialidades e uma diversidade enorme de exames para a sua necessidade. 

Então, se você desconfia que apresenta sintomas de gastroenterite, agende agora mesmo a sua consulta em uma de nossas unidades, ou via telemedicina. Assim, você pode entender qual é o problema e qual a melhor forma de tratamento. Até mais!

#alimentação#Doenças do intestino#Gastroenterologista
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Gerffeson Vicente Nunes De ARRUDA soares 25/06/2022 às 19:15

    Estou com amargo na boca, que vai é vem é mal estar já algum tempo, é que pode ser? Obrigado

    Responder
    • biancasantander 27/06/2022 às 11:52

      Olá, Gerffeson! O ideal é você passar com um especialista para que você possa ser examinado e seja indicado devido tratamento ou medicação se necessario!

      Responder
  2. Carlos José de Oliveira constantino 30/03/2023 às 09:13

    Estou com esses sintomas as quatro dias

    Responder
  3. Cristina da silva flores 06/11/2024 às 17:37

    Estou a 8 dias com gastroenterite aguda e a dor nas costas só aumenta boca seca fraqueza no corpo dor abdominal mais o que me dói muito é minhas costas

    Responder
  4. Como aliviar a cólica intestinal? | Blog dr.consulta 19/12/2024 às 08:52

    […] Muitas vezes confundida com viroses e infecções alimentares, essa situação se dá quando o trato gastrointestinal é atingido por gatilhos inflamatórios. Isso dispara uma resposta inflamatória. […]

    Responder
  5. Conheça os benefícios da amamentação | Blog dr.consulta 26/12/2024 às 16:16

    […] infecções gastrointestinais, como a gastroenterite; […]

    Responder
  6. Norovírus: o que é e como prevenir sua transmissão | Blog dr.consulta 15/01/2025 às 12:08

    […] por esse motivo que gastroenterites virais causadas por norovírus estão muito associadas a locais fechados e com grandes […]

    Responder
  7. Está dormindo mal? 9 dicas para praticar a higiene do sono | Blog dr.consulta 30/01/2025 às 11:20

    […] do envelhecimento precoce, condições cardiovasculares, gastrointestinais, transtornos mentais e da apneia do […]

    Responder
  8. Ânsia de vômito o tempo todo: o que pode ser? | Blog dr.consulta 19/03/2025 às 11:35

    […] gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças […]

    Responder
  9. Soso 02/05/2025 às 09:45

    Eu tinha refluxo Gastroesofágico esofagite, agora o exame q fiz um ano, apontou gastroenterite leve, lvro q eu comi um íntimo pedaço de coxinha de um estabelecimento, coisa q não costumo fazer, mal consegue andar, dor forte , só de falar sinto dor novamente, pois fico ansiosa, foi horrível, eu n fui ao médico, tomei algo p gases, e consegui evacuar, depois d um tempo tomei remédio dramim, p enjôo e acabei vomitando, n sei se foi um arroz q comi ou feijão q tinha muita espuma, mesmo tirando estava me causando esses enjôos

    Responder
  10. Suelitrindade 19/05/2025 às 21:10

    Cheguei de alta a pouco fiquei 12 dias internada essa doença acometeu meus rins quase que preciso fazer hemodiálise.
    Devido a alta desidratação ela sarou o meu potassio e me fez perder a função renal. Agora estou melhor

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
13 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510