Quando procurar um psicólogo?
Quem deve e quando procurar um psicólogo? Via de regra, qualquer pessoa, sem discriminação.
A Psicologia é a especialidade médica que cuida da saúde mental, contemplando as áreas emocionais, psicológicas e comportamentais do ser humano, sendo o psicólogo o profissional responsável.
E, diferentemente do que pensa o senso comum, inclusive essa busca pode ser feita quando todos os aspectos da vida vão bem. Saiba mais!
Como saber quando procurar um psicólogo?
Esse profissional é capacitado para atender e cuidar de pacientes com diferentes tipos de questões, seja no âmbito profissional, pessoal ou social. E se engana quem pensa que é preciso aguardar uma depressão profunda ou um sintoma muito forte para procurar um psicólogo.
Caso você se sinta:
- triste;
- angustiado;
- inseguro;
- estressado;
- desanimado;
- irritado ou nervoso (e costuma ter crises de raiva);
- ansioso;
- medroso;
- eufórico demais;
- extasiado.
E quando esses sentimentos ou emoções são mais constantes no dia a dia, pode ser um indicativo de que é hora de buscar apoio psicológico. Ao notar o mesmo em pessoas próximas, recomende a ajuda médica.
Geralmente, nestas situações, o corpo também costuma reagir de uma forma diferente e sem explicação aparente. Sintomas físicos como: taquicardia, dor no peito, dores no estômago, diarreia ou até alergia emocional podem surgir e precisam ser aliviados.
Quais doenças ou dilemas o psicólogo pode ajudar a tratar?
Questões da vida, dos relacionamentos, do ambiente escolar e do trabalho e, até sobre autoconhecimento, são temas bem recorrentes. As transições de gênero (no caso da transexualidade, por exemplo) e demais fases de grandes mudanças na vida também são comuns.
Em resumo, o psicólogo está apto a cuidar de pacientes com ansiedade, depressão, estresse, síndrome de burnout, bipolaridade e patologias derivadas.
Saiba que aqui no dr.consulta temos psicólogos, psiquiatras e uma equipe de atendimento multidisciplinar pronta para esse acolhimento.
Ao assinar o Cartão dr.consulta você e toda família podem fazer consultas e exames, com descontos e outras vantagens exclusivas. Saiba mais:
Psicologia infantil
É muito importante observar as alterações no comportamento das crianças e adolescentes. As sessões com um psicólogo podem ajudá-los a se expressar e a lidar com o bullying na escola, com traumas e luto familiar ou questões relacionadas a abusos.
Métodos e tratamentos
A individualidade é muito respeitada na Psicologia. Por esse motivo, os métodos empregados variam conforme cada tipo de diagnóstico.
A que todo mundo provavelmente conhece é a própria terapia, que é uma conversa aberta e livre de julgamentos entre o especialista e o paciente. Esse diálogo acontece em um ambiente seguro, por isso permite que o psicólogo se aprofunde nas causas, para compreender se a atuação será direta ou indireta.
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é mais uma alternativa. Aqui, o psicólogo cognitivo busca a reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos e os pacientes são levados a refletir sobre como interpretam cada evento em sua vida.
Fontes: