Quando procurar um psiquiatra?
A psiquiatria é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar questões de ordem mental, sendo o psiquiatra o médico especialista da área.
Apesar de não existir uma regra sobre o momento certo ou fase da vida para procurar um psiquiatra, geralmente, a mente e o corpo dão sinais de que algo não vai bem.
Ao perceber que as suas relações com outras pessoas e a sua qualidade de vida estão sendo prejudicadas por conta de problemas emocionais, fique de olho e procure ajuda.
Será que eu devo mesmo procurar um psiquiatra?
Para responder a essa dúvida sobre buscar ou não esse tipo de ajuda, bem como de quando procurar um psiquiatra podem ser observados alguns comportamentos e atitudes.
Entretanto, é preciso lembrar que isso não é uma regra. Cada pessoa pode reagir de uma forma e manifestar atitudes diferentes.
Sinais que podem indicar a necessidade de um psiquiatra
- tristeza profunda;
- irritabilidade sem motivo aparente;
- falta ou excesso de apetite;
- insônia ou excesso de sono;
- perda de prazer nas atividades que gostava;
- falta de energia ou disposição;
- ansiedade ou medo exagerados (como a nosofobia que é o medo de ficar doente);
- falta de concentração;
- constantes mudanças de humor;
- pensamentos suícidas;
- crises de “coração acelerado”, suor e tremores.
Esse atendimento pode ser feito online?
Sim. Atualmente, com todas as vantagens do uso da tecnologia essa barreira também foi quebrada. Então, você pode fazer consultas online com um psiquiatra, sem sair de casa.
Essa é, inclusive, uma alternativa indicada para aqueles momento de crise, de pânico ou em que você não sabe muito bem o que fazer.
Ter quem possa te escutar e apoiar com os medicamentos indicados pode ajudar a aliviar os sintomas e episódios futuros.
Quais transtornos psiquiátricos esse especialista pode tratar?
Ainda há uma certa relutância das pessoas em procurarem um psiquiatra, pois durante muito tempo achava-se que o médico da área tratava apenas de pacientes considerados “loucos”. Um estigma antigo que, infelizmente, ainda faz parte da cultura brasileira.
Apesar de ser capacitado para tratar problemas mentais mais graves, como a esquizofrenia e a demência, o psiquiatra também pode auxiliar pacientes que estejam passando por experiências negativas, as quais prejudicam a sua qualidade de vida.
Passar por situações traumáticas ou estressantes cotidianamente podem ser fatores de risco para problemas mentais, assim como a hereditariedade também pode ser a causa de complicações do tipo.
Veja abaixo as principais doenças que o psiquiatra está apto a tratar:
- transtorno de ansiedade;
- bipolaridade;
- síndrome de burnout;
- depressão;
- demência;
- esquizofrenia;
- estresse;
- dependência química;
- compulsões de diversos tipos;
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Não adie os cuidados com a sua saúde mental e de quem você se preocupa. Você e toda a sua família podem ter a merecida atenção e acolhimento em nossa rede. E com o Cartão dr.consulta o pagamento das consultas e exames é facilitado.
Psiquiatra ou psicólogo? O que é melhor?
Dependendo da necessidade, é ideal que você se consulte tanto com um psiquiatra, quanto com um psicólogo. E esse encaminhamento pode vir de um ou de outro.
O psicólogo é responsável por estudar e avaliar o comportamento individual e faz uso de técnicas terapêuticas para lidar com situações que não são necessariamente doenças ou transtornos mas que, se não tratados podem desencadear em um novo diagnóstico.
É comum que atuem em processos de separação, luto ou perda, distanciamento ou conflito com filhos ou no casamento, entre outras causas.
Essa atuação multidisciplinar certamente fará com que você lide melhor com todos os desafios. Você não precisa passar por isso sozinho! Conte com nossa rede de especialistas.
Achei desnecessário menoscabar de esse jeito ao psicólogo. É muito mais importante o que um psicólogo pode fazer com uma pessoa que tem algum tipo de transtorno mental do que um psiquiatra. Acham que “estar formado em medicina” o faz melhor? Pois não! O único que eles fazem é prescribir drogas para anulalos comi pessoas
Pois eu achei de bom grado fazer as descrições desses profissionais tão importantes! Cada um a seu modo equilibra e prioriza o melhor caminho a seguir, qdo estamos “perdidos”. Obrigada “Dr Consulta:
Achei importante a diferenciação, e não anula em nada a importância que cada um representa dentro da sua especialização
Olá, Meire! Que bom que você gostou continue nos acompanhando, estamos sempre atualizando! 🙂
[…] de um eletroencefalograma parte de um neurologista, o especialista no sistema nervoso. Psiquiatras também podem fazer uso do recurso. Ele pode ser útil para investigar disfunções […]