Ícone do siteBlog dr.consulta

Setembro Amarelo: um guia completo sobre saúde mental e bem-estar

dr.consulta - setembro amarelo, guia da saúde, cuidados preventivos, campanha setembro amarelo, pessoa com um laço amarelo nas mãos, cuidado com a saúde mental

Estamos no mês de valorização à vida, conhecido também por Setembro Amarelo. O período serve para lembrar quão importante é cuidar da sua saúde mental e de quem te cerca — não só durante a campanha, mas no ano inteiro.

Além do tratamento com especialistas, como psicólogos e psiquiatras, existem outras ações que trazem benefícios e atuam no controle da depressão e de outras doenças que podem levar ao suicídio.

Para te ajudar, o dr.consulta criou um guia para falar mais sobre o Setembro Amarelo e a importância de ter um diagnóstico e tratamento corretos, além de dicas para viver melhor.

Se precisar, peça ajuda!

A campanha do Setembro Amarelo surgiu oficialmente no Brasil em 2014 como fruto de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Só no País, de acordo de com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 14 mil casos de suicídio por ano. Assim, a iniciativa busca prevenir esses números que são ainda maiores com as subnotificações.

Em 2023, o tema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”. A ideia é que, com a conscientização sobre o tema, mais pessoas consigam procurar um auxílio de profissionais da saúde ou de alguém próximo durante momentos difíceis e de crise.

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo e mitos e verdades sobre suicídio:

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Sintomas

Os sentimentos confusos, as emoções abaladas e até mesmo os sintomas das pessoas nestas condições podem variar muito e são, muitas vezes, até confundidos. Por isso, vale a pena compreender e não julgar:

No trabalho

Infelizmente, o ambiente profissional também pode desencadear crises emocionais e afetar a saúde mental de seus colaboradores. Assim, é importante estar atento aos sintomas para procurar o tratamento adequado, quando necessário:

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Tratamentos

Ajuda médica especializada e autoconhecimento são pilares essenciais para uma vida estável e saudável. Veja quais profissionais procurar, conforme o seu diagnóstico, e outras práticas que podem te fazer entender sobre a si mesmo:

Viver melhor

Como dito anteriormente, além do diagnóstico e tratamento, é possível fazer outras coisas, como abraçar alguém ou dormir corretamente, que vão trazer um impacto positivo na sua vida — e muitas vezes na vida do próximo simultaneamente:

Está passando por um momento difícil ou conhece alguém com esse estado? Lembre-se que a vida é a melhor escolha (como foi dito na campanha do Setembro Amarelo de 2022). Busque ajuda ou ofereça apoio, inclusive de profissionais especializados.

É importante ressaltar que a equipe do dr.consulta está à disposição para te #acolherparacuidar.

Sair da versão mobile