A importância da atividade física para a sua saúde
Que exercício físico traz inúmeros benefícios você já sabe. Mas você sabe o por quê? A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Considerando todas as faixas etárias, desde crianças até as pessoas da terceira idade, pode-se perceber a importância da atividade física para a saúde, uma vez que torna-se evidente a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos, e funcionamento do organismo.
O tipo de esporte ou atividade pode variar e as vantagens ocorrem da mesma maneira.
Seja através de exercícios em grupo ou atividades mais solitárias, como a musculação, por exemplo, cada pessoa deve optar pela atividade melhor adaptável à sua rotina e condicionamento do corpo.
Listamos alguns benefícios da atividade física e contribuições para a saúde:
- reduz os riscos de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão;
- controle da taxa de colesterol LDL (considerado colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (uma gordura de boa qualidade);
- auxilia no controle da hipertensão arterial;
- ameniza o risco de desenvolver diabetes e controla a taxa de glicose no sangue;
- menores chances de desenvolver diversos tipos de câncer, principalmente quando a atividade física está associada a uma boa alimentação;
- a importância da atividade física para a saúde também pode ser um fator para o controle de peso, também atrelado a uma alimentação de qualidade;
- melhora os quadros de depressão, ansiedade, dentre outros problemas relacionados a transtornos psicossociais;
- a importância da atividade física para a saúde também está relacionada às crianças. Além de contribuir com a interação social, evita os quadros de obesidade infantil;
- em casos de pessoas idosas, a atividade física contribui com a autoestima. Eles se sentem mais fortes, ativos e com disposição para realizar tarefas simples da rotina.
De acordo com o tipo de atividade ou objetivo, os exercícios devem ser escolhidos considerando a finalidade de cada praticante, podendo ser separados em duas categorias:
- Exercícios aeróbicos: são exercícios com longa duração e pouca intensidade. Exemplos: caminhada, corrida, natação, dança, e outros esportes com o mesmo nível de exigência física;
- Exercícios anaeróbicos: são exercícios de longa duração e baixa intensidade. Exemplos: musculação, ioga e pilates.
Trouxemos a professora Luana Charapa do Nós Treino Coletivo para falar um pouquinho sobre a importância da atividade física e nos passar um treino que pode ser feito em casa, sem precisar de equipamentos e materiais.
“A atividade física ajuda a melhorar a imunidade do corpo, o condicionamento muscular e respiratório, auxilia na saúde mental e no humor, aumenta a produção de hormônios ligados ao bem estar, além da clássica queima calórica – importante uma vez que comemos mais nesse período de maior ociosidade.” – diz a professora Luana Charapa.
A “Nós Treino Coletivo” ainda disponibiliza outros treinos para fazer apenas com o peso do corpo no site ou até mesmo no Instagram (@nostreino) em posts no feed. Todas as terças e quintas às 9h, e sábado às 11h também fazem lives para treinarmos todos juntos.
Ou seja, não tem motivo para ficar parado nessa quarentena. Se exercite! Caso precise de um acompanhamento médico para realizar os treinos, agende uma consulta com um de nossos especialistas.
Olá! Gostei bastante da Matéria!
Descubra como controlar a glicemia sem se privar de nada, comendo os mais diferentes tipos deliciosos de comidas!
Acesse esse link e descubra como:https://bit.ly/controlarglicemiacomendodeliciosostiposdecomida
[…] exercícios físicos […]