Como o exercício físico fortalece o coração
O coração é um músculo e, assim como todos os outros músculos, também precisa de exercício físico para se manter em forma. Um coração em forma consegue bombear sangue para o corpo com muito mais eficiência. E isso é interessante para todos os outros órgãos e funções. Vamos saber mais.
Veja mais: Cuidados que você precisa ter com seu coração
Veja mais: Pontada no coração: é grave?
Como o exercício físico atua no coração
O corpo em movimento demanda mais esforço de toda a musculatura. Nesse processo, cada fibra muscular pede mais e mais oferta de sangue, estimulando a circulação e fazendo o coração trabalhar mais.
O próprio coração, que também é um músculo, começa a pedir mais sangue durante o exercício físico. Para isso, começa até a gerar novos vasos ao seu redor. Além disso, os movimentos de aceleração e queda de batimentos, que fazem parte da atividade, também trabalham a favor do seu fortalecimento.
Cada um desses efeitos do exercício físico no coração é protetor da saúde em geral porque um coração mais forte corre menos risco de sofrer danos, inclusive um infarto.
Veja mais: Dicas para criar o hábito de fazer exercícios físicos
Veja mais: 4 exercícios indicados para quem tem hérnia de disco
Qual é o melhor exercício físico?
De acordo com os especialistas, os aeróbicos são os mais indicados para combater as doenças do coração. Esse tipo de exercício físico envolve grandes grupos musculares e é realizado de maneira rítmica, contínua e por um longo período.
Para se beneficiar deles, você não precisa necessariamente perder o fôlego. Então, comece devagar. Para iniciar, é recomendada a caminhada diária, com duração entre 30 e 40 minutos. Com o tempo, você pode evoluir para uma caminhada moderada, mais acelerada e até correr.
De acordo com o Ministério da Saúde, fazer 30 minutos de exercício físico aeróbico diariamente ajuda a:
- prevenir ataques e problemas do coração;
- controlar a pressão arterial;
- reduzir os níveis de colesterol;
- tonificar os músculos e fortalecer os ossos;
- aumentar os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida;
- aumentar seu bem-estar físico e mental.
Veja mais: Perdoar pode prevenir infarto, diz estudo
Veja mais: Os 6 principais alimentos que fazem bem para o coração
Por que exercício físico é tão importante?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o sedentarismo é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Do mesmo modo, deixar de fazer exercício físico é algo que atinge órgãos vitais e impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos.
O corpo humano foi programado para funcionar melhor e trabalhar menos sobrecarregado quando recebe estímulos. Por isso, quando feito de maneira regular, o exercício físico previne e ajuda a melhor muitos problemas de saúde como diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol.
Converse com um cardiologista para indicação do uma rotina de exercício físico que seja adequada para a sua condição de saúde.
[…] fazer: recomendado para pessoas que pretendem iniciar atividade física intensa ou têm sintomas como dor no peito e falta de ar durante o esforço. A frequência varia […]
[…] é apenas o coração que ganha com os saltos sobre a corda. Se feito de forma adequada, esse é um exercício capaz de […]
[…] estresse, onde o indivíduo avaliado é submetido a exercícios físicos e recebe uma medicação que acelera os batimentos cardíacos para dimensionar como o coração […]