Existe febre interna ou não? Confira a resposta

Frente a uma infecção ou inflamação típicas, o organismo apresenta diferentes reações como possíveis dores, mudanças de temperatura (acima de 37,7°C) ou ainda a febre interna. Ao emitir esses sinais, indica que algo não está bem e que está “lutando” para normalizar suas condições.
Então, vale entender que esses alertas também servem para prevenir quadros de saúde mais grave.
O que é febre interna
Febre interna é um termo que descreve a sensação de calor no corpo sem um aumento detectável na temperatura corporal através dos termômetros convencionais. As pessoas frequentemente a descrevem como “um calor que parece irradiar do interior do corpo, acompanhado de mal-estar e, por vezes, suores”.
Embora não reconhecida formalmente na literatura médica, essa sensação pode ser associada a uma variedade de condições, inclusive infecções ou inflamações.
Portanto, enquanto a febre externa apresenta temperatura elevada, pode ser medida e é uma resposta imunológica, a febre interna é mais uma “sensação subjetiva” (que serve, no entanto, como um alerta).
Sintomas da febre interna e da “febre normal” são parecidos
Ainda que, normalmente, seja mais rápida e de menor impacto esse incômodo pode gerar desconfortos, levando as pessoas a perderem o sono e a produtividade. A lista dos sintomas se complementa com:
- sensação de calor: percepção de calor, sobretudo em ambientes frios;
- cansaço e fadiga: a exaustão e o constatação de que o corpo está mais cansado é um efeito colateral comum;
- sudorese: muitas pessoas experimentam sudorese excessiva;
- mal-estar geral: indisposição sem causa aparente;
- tontura: podem ocorrer momentos de vertigem.

O que pode causar a febre interna
No geral, as causas da febre e da sensação da febre interna estão relacionados com:
- estresse: situações de estresse e ansiedade podem desencadear reações físicas que resultam na sensação de calor;
- desidratação: a falta de hidratação suficiente leva o corpo a perceber mudanças na regulação térmica, causando o calor sentido internamente;
- menopausa: os famosos “fogachos” também causam a percepção da mudança de temperatura corporal;
- infecções diversas: algumas infecções, mesmo sem febre medida, provocam sintomas semelhantes aos da febre interna;
- alergias: reações alérgicas são outro motivo comum.
Clínico geral deve ser consulta se os sintomas persistirem
Como a febre interna pode durar vários dias, para melhor investigação das causas, é necessário buscar auxílio médico especializado, em uma rápida consulta online ou presencial com um clínico geral.
O paciente precisa relatar os principais sintomas sentidos ou observados e informar ainda a gravidade e frequência. A presença de outros sintomas como enjoos, dores abdominais fortes e a perda de peso repentina são sinais de maior urgência do diagnóstico.
Alívio dos sintomas e tratamento dependem da causa
A partir do diagnóstico, o especialista determinará o tratamento efetivo que consiste prioritariamente no aumento da imunidade e combate do agente causador.
Quando o organismo está mais fragilizado, acaba sendo um facilitador para os agentes infecciosos, virais ou bacterianos. É o que acontece com as gripes e resfriados – que têm a febre e a febre interna entre os sintomas, no caso de alguns pacientes.
A prescrição de suplementos vitamínicos e a hidratação são outros tratamentos sugeridos. A primeira recompõe as deficiências nutricionais e a manutenção da ingestão de líquidos reequilibra a temperatura corporal.
No mais, manter uma dieta balanceada, exercícios físicos e a realização de terapias para o estresse e técnicas de relaxamento, como yoga e meditação também beneficiam a recuperação.
Cuide da sua saúde com a assinatura do Cartão dr.consulta. Tenha acesso facilitado a todas os Centros Médicos da maior rede de clínicas próprias do Brasil. Faça consultas presenciais e online, exames e outros procedimentos médicos e odontológicos com desconto e outras vantagens exclusivas.
Assinantes e seus dependentes participam gratuitamente de Programas de Saúde, voltados para o acompanhamento mais próximo de cada condição e situação particular. Saiba mais sobre as exclusividades:
Fontes: