Quando procurar um geriatra?
Para saber quem deve e quando procurar um geriatra você precisa primeiro vencer o preconceito. Sabia que esse especialista não atende só as pessoas da melhor idade? Embora esse seja o maior foco de atuação, não é o único.
Conheça mais sobre essa especialidade da área médica da Gerontologia e descubra como ela pode te ajudar.
Cuidados de saúde para envelhecer bem
A Geriatria tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças, a reabilitação funcional e os cuidados paliativos de pessoas a partir dos 40 anos, em média.
Acaba sendo mais comum entre os idosos, porque os riscos de saúde ou a atenção necessária de quem está envelhecendo são maiores.
O médico geriatra, também conhecido como o “clínico geral da terceira idade”, é capacitado para atuar de uma forma mais completa, ajudando na saúde física, mental, social e cognitiva.
Então, quando procurar um geriatra?
Antes de realmente precisar. Essa é a resposta. Se o seu objetivo é viver mais e envelhecer de uma maneira mais saudável, não deveria esperar para agendar a sua consulta com um geriatra.
Ao adotar práticas mais saudáveis você passa a ter mais qualidade de vida – o que também contribui para uma maior expectativa de vida.
As 10 doenças mais comuns na terceira idade
Por outro lado, quando os cuidados com a saúde são adiados, determinadas doenças ou sintomas podem fazer com que você precise procurar um geriatra mais rapidamente.
Os diagnósticos mais frequentes incluem enfermidades que também atingem os mais jovens. Portanto, não são uma exclusividade das pessoas com mais de 60 anos de idade. Entre eles estão:
1 – Mal de Alzheimer e outras demências
O Alzheimer é caracterizado pela perda da memória, dificuldade em completar atividades que antes eram fáceis, problemas de comunicação e confusões mentais.
Segundo a Alzheimer’s Association a idade é um fator de risco e a doença pode se manifestar precocemente.
2 – Mal de Parkinson
Pacientes com mal de Parkinson apresentam tremores nas mãos que podem ser seguidas de dificuldade de locomoção, tontura, distúrbios urinários.
Mesmo sendo uma patologia que não tem cura e que é progressiva, o geriatra e os demais especialistas podem acompanhar os quadros e receitar medicamentos para alívio dos sintomas.
3 – Depressão
A solidão e a falta de convívio social e familiar podem levar à depressão. Na fase de vida entre os 50 e 65 anos, as pessoas tendem a diminuir a sua interação voluntária ou involuntariamente.
4 – Pressão alta
Quem tem pressão alta, normalmente está sempre preocupado com a sua alteração. Ocasionada por distúrbios de metabolismo e outras alterações cardiovasculares é, na maioria dos casos hereditária, ou seja, há um grande risco genético.
O controle da pressão é feito pela medição constante e pela medicação que deve ser dada pelo geriatra ou outro médico.
5 – Diabetes
A diabetes atinge mais de 537 milhões de adultos entre 20 e 79 anos (dados da Federação Internacional de Diabetes – IDF).
Por ser uma doença crônica, traz diversos impactos para a rotina e alimentação. Precisa ser observada de perto para evitar outras complicações.
6 – Colesterol alto
O colesterol alto é outra queixa comum no consultório dos geriatras. Exige uma reeducação alimentar, bem como outros cuidados mais direcionados. A suspeita desse quadro pode surgir quando se nota fadiga, mau hálito, dor no peito ou na cabeça e dificuldade ao enxergar, por exemplo.
7 – Incontinência urinária
A incontinência urinária é responsável pela perda involuntária do xixi. Isso pode ocorrer por diversos motivos como infecções. Precisam ser tratadas para evitar situações de maior constrangimento e garantir o bem-estar de quem a tem.
8 – Osteoporose
Mulheres acima de 45 anos estão mais propensas a terem osteoporose – o que torna os ossos mais frágeis. Para o fortalecimento dos ossos podem ser indicados alimentos ricos em vitamina D ou outros suplementos.
9 – Artrite e artrose
Essa dupla pode afetar diretamente as articulações de pessoas de qualquer idade. Com sintomas parecidos, podem ser identificadas normalmente por dores localizadas.
Dependendo do diagnóstico, o geriatra pode encaminhar os pacientes para outros especialistas. Aqui no dr.consulta temos mais de 60 especialidades para o que você precisa e mais de 3.000 exames dos mais básicos aos mais especializados.
As assinar o Cartão dr.consulta para você e sua família, todos garantem descontos em consultas e exames, possibilitando a realização das rotinas de saúde, diagnósticos ou tratamentos. Confira!
10 – Pneumonia
Também tratada pelo pneumologista, a pneumonia – que é uma infecção causada por vírus ou bactérias, causa diversos desconfortos. Ao evoluir e comprometer mais o pulmão e as vias respiratórias, essa doença pode levar ao óbito.
Envelhecer é inevitável, mas você pode envelhecer com mais saúde
Embora existam técnicas de rejuvenescimento, uma coisa é certa: o envelhecimento e isso faz parte do ciclo da vida.
Para chegar aos 80, 90 anos não tem segredo. É preciso buscar adotar hábitos mais saudáveis ao longo da vida, praticar exercícios físicos, se alimentar e dormir bem, sem deixar de lado os cuidados com a saúde. Faça as consultas de rotina ou check-ups. Visite seu médico regularmente.
Quando procurar um geriatra, faça essa mesma pergunta: o que eu preciso para viver mais e melhor? Esse especialista está pronto para dar as recomendações que você necessita.
Fontes:
Munto humano