Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde mental / Conheça os 7 principais sintomas da depressão
Saúde mental

Conheça os 7 principais sintomas da depressão

A estimativa da Organização Pan-Americana de Saúde é que mais de 300 milhões de indivíduos no mundo sofram com...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
28, fev de 2025
11 minutos para ler
Conheça os 7 principais sintomas da depressão

A estimativa da Organização Pan-Americana de Saúde é que mais de 300 milhões de indivíduos no mundo sofram com os sintomas da depressão e com as consequências da condição – o que a torna a principal causa de incapacidade global.

Conhecer o que leva a esse estado e saber a que tipo de suporte médico recorrer, pode promover o alívio e o bem-estar necessários.

Depressão vai muito além da tristeza

A depressão (classificada na Classificação Internacional de Doenças – CID – pelo código F32 para episódios depressivos e F33 para transtorno depressivo recorrente) é uma condição que causa no corpo a desregulação na produção e receptação de neurotransmissores no sistema nervoso central (SNC).

dr.consulta botão assinar cartão

A serotonina, a dopamina e a noradrenalina são algumas das substâncias responsáveis pelos sentimentos de bem-estar, felicidade, disposição, prazer e serenidade. 

Quando há um desequilíbrio dessas substâncias, ocorre uma desregulação hormonal e, então, certos sintomas da depressão podem surgir. No início, é comum sentir insônia, tristeza, ansiedade, pessimismo e falta de motivação. Se não tratada, ela pode evoluir, causando indícios físicos como dores inexplicáveis, tremor no corpo e alterações no apetite. 

Além disso, a depressão não se manifesta de maneira única para todas as pessoas. Existem diferentes subtipos, como a depressão atípica (também conhecida como “sorridente”), na qual a pessoa pode manter uma aparência funcional e até demonstrar momentos de alegria, mas internamente lida com sintomas profundos da doença.

Quanto aos fatores de risco, incluem normalmente: predisposição genética, alterações nos neurotransmissores, traumas, perdas, conflitos familiares, condições médicas, estresse crônico e dependência de substâncias.

Por esse motivo, é extremamente importante procurar ajuda médica quando alguns sinais são percebidos, pois existe tratamento efetivo para combater esse transtorno.

Conte com suporte especializado oferecido pelo Cartão dr.consulta para o diagnóstico e acompanhamento. Além de consultas com especialistas, assinantes também têm vantagens como descontos a partir de 15% na Droga Raia e Drogasil para medicamentos tarjados. Conheça todas as exclusividades:

Assinar o Cartão dr.consulta

Os 7 sintomas da depressão para ficar de olho

Por ser um transtorno mental complexo, pode se manifestar de diversas formas, causando um mal-estar geral:

  1. perda de interesse nas atividades cotidianas e passatempos;
  2. dificuldade de concentração e cansaço constante;
  3. indiferença ao afeto;
  4. oscilação de humor;
  5. choro frequente e tristeza profunda;
  6. alterações no sono e no apetite; 
  7. sensação de inutilidade e baixa autoestima.

1. Perda de interesse nas atividades cotidianas e passatempos

Uma pessoa deprimida frequentemente perde o interesse e a vontade de fazer coisas que antes eram prazerosas. E isso inclui desde hobbies individuais, como pintar, tocar um instrumento ou ler um livro, até interações sociais.

Conforme se agrava, a depressão pode afetar tanto o bem-estar mental quanto físico, tornando até mesmo as tarefas agradáveis menos satisfatórias.

2. Dificuldade de concentração e cansaço constante

Um paciente com sintomas da depressão geralmente sente um cansaço tão grande que não consegue sair do quarto e não tem força de vontade para atividades comuns, como tomar banho ou se alimentar, sentindo apenas vontade de ficar deitado ou de não fazer absolutamente nada. 

Além disso, sente normalmente mais dificuldade em se concentrar no trabalho ou na escola, tornando as atividades que exigem foco, mais desafiadoras.

Entretanto, existem casos em que o indivíduo até aparenta um estado emocional equilibrado, mas, na verdade, está mentalmente exausto. É por isso que se não houver um diagnóstico, não saberá o que cansaço extremo significa.

3. Indiferença ao afeto

Nem sempre a depressão se manifesta como tristeza evidente. Determinadas pessoas experimentam um estado de apatia (redução de interesse ou motivação, até não sentir nada), onde emoções parecem “adormecidas” – que pode levar a uma indiferença a gestos de carinho ou acontecimentos importantes.

Esse é um sinal de alerta, principalmente para aquelas que sempre foram carinhosas e atenciosas com amigos e familiares.

As consultas regulares com psicólogo ou psiquiatra avalia o quadro, identifica possíveis causas e definie as intervenções a nível individual, como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), muito usada na psicologia:

Agendar psicólogo

4. Oscilação de humor

A depressão pode causar alternância entre períodos de maior disposição e momentos de desânimo, sem uma razão aparente. Também é comum ocorrer episódios de raiva, irritação e impaciência, principalmente devido ao cansaço acumulado.

Por outro lado, em certos momentos, a pessoa pode demonstrar apatia profunda, sem reação a estímulos externos. Portanto, as mudanças frequentes de humor ou “confusão com os sentimentos” são outro indicativo da condição.  

5. Choro frequente e tristeza profunda

Vontade de chorar sem um motivo claro pode ser um sinal de depressão, mas é preciso lembrar que nem todas as pessoas deprimidas choram. Em alguns casos, a tristeza se manifesta como desesperança, sensação de inutilidade ou culpa excessiva.

Essas sensações demonstram uma apatia e a pessoa se sente culpada por tudo de negativo que acontece em sua vida. Nesse estado, não é possível enxergar nenhum lado positivo. Frases como ‘’ninguém se importa’’ ou ‘’a culpa é sempre minha’’ devem ser observados com atenção.

6. Alterações no sono e no apetite

Alguns indivíduos sofrem de insônia ou insônia noturna, acordando várias vezes durante a noite ou tendo dificuldade para pegar no sono, enquanto outros dormem em excesso, tendo no sono excessivo uma forma de escapar da realidade.

Da mesma forma, o apetite também muda: existem exemplos onde se perde completamente a vontade de comer (o que pode até causar fraqueza e fadiga) e aqueles de compulsões alimentares.

7. Sensação de inutilidade e baixa autoestima

Pessoas com depressão costumam ter entre os sintomas pensamentos autodepreciativos, sentindo-se incapazes, inadequadas ou “sem valor”. Além disso, existe uma incapacidade de enxergar as próprias qualidades e conquistas – mesmo que sejam reconhecidas por outros. 

Como diferenciar os sintomas de depressão, esgotamento e ansiedade?

Embora possam coexistir, os sintomas apresentam diferenças. Na ansiedade, a preocupação elevada e os pensamentos acelerados são mais frequentes, enquanto na depressão predominam a apatia e a perda de energia. 

Já o esgotamento (ou burnout) se manifesta como um cansaço extremo, tanto físico quanto mental, geralmente associado ao excesso de demandas e estresse prolongado.

A depressão durante a gravidez: o que observar?

O período gestacional é marcado por muitas mudanças hormonais e emocionais que podem ser associadas depressão pós-parto. A dificuldade em criar vínculo com o bebê, a melancolia constante e a insônia exigem um diagnóstico e acompanhamento mais próximo com psicólogos ou psiquiatras.

Agendar psiquiatra

4 maneiras de aliviar os sintomas da depressão

O tratamento deve ser individualizado e orientado por um profissional de saúde, mas, geralmente, engloba:

  1. psicoterapia, pois ajuda a compreender e enfrentar os desafios emocionais;
  2. medicamentos como antidepressivos para equilibrar os níveis de neurotransmissores;
  3. mudanças no estilo de vida, a partir de uma alimentação mais balanceada, da prática de exercícios físicos regulares e do sono adequado, por exemplo;
  4. rede ou sistemas de apoio, como o Centro de Valorização à Vida (CVV) que oferecem atendimento gratuito e sigiloso pelo telefone 188.

Mesmo não tendo cura, a depressão é tratável e os pacientes podem viver com mais qualidade de vida, ao aprender a lidar com os sintomas e suas consequências, prezando o bem-estar físico, emocional e mental, na medida do possível.

Fontes: 

  • Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVSMS);
  • Ministério da Saúde;
  • Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS);
  • Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

#Ansiedade#apatia#bem-estar emocional#cuidado#Psicologia#Saúde mental#transtorno mental#tristeza crônica
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Togel838 04/03/2025 às 06:03

    It’s an amazing post for all the web users; they will obtain benefit from it
    I am sure.

    Responder
  2. O que é preciso saber sobre depressão na gravidez | Blog dr.consulta 14/03/2025 às 17:28

    […] forma, em mães que experimentam sintomas leves ou moderados, sessões de psicoterapia conduzidas por um psicólogo costumam ser úteis para proporcionar […]

    Responder
  3. Saiba como reconhecer os sinais da depressão pós-parto | Blog dr.consulta 17/03/2025 às 13:21

    […] modo, a depressão pós-parto fica caracterizada quando existem sintomas com maior grau de intensidade que continuam com o passar das semanas seguintes ao nascimento, impedindo a retomada da […]

    Responder
  4. Como proteger o corpo do estresse térmico nos dias quentes | Blog dr.consulta 19/03/2025 às 13:29

    […] fim, o Ministério da Saúde aponta como tal desconforto afeta a saúde mental, acentuando sintomas depressivos, ansiosos e a irritabilidade (com mais episódios de violência, […]

    Responder
  5. Impactos da distorção da autoimagem sobre a saúde | Blog dr.consulta 22/04/2025 às 09:06

    […] sintomas físicos, como alterações no sono, apetite ou energia relacionados à autopercepção […]

    Responder
  6. nordvpn coupons inspiresensation 04/05/2025 às 07:50

    Ahaa, its pleasant conversation regarding this post at this place at this
    website, I have read all that, so at this time me also commenting here.

    Also visit my page nordvpn coupons inspiresensation

    Responder
  7. Luz demais? Saiba o que é fotofobia e como lidar com ela | Blog dr.consulta 22/05/2025 às 12:31

    […] Consequentemente, esse sintoma pode levar ao isolamento, à ansiedade e ao agravamento de quadros depressivos. […]

    Responder
  8. casino en ligne 08/06/2025 às 19:39

    You actually expressed that adequately!
    casino en ligne
    Nicely put, With thanks!
    casino en ligne
    You mentioned it very well!
    casino en ligne francais
    Thank you! Loads of write ups!
    casino en ligne France
    You said it nicely.!
    casino en ligne
    You reported that effectively.
    casino en ligne
    Regards. Helpful stuff!
    casino en ligne fiable
    Good data Thanks!
    casino en ligne
    Nicely put, Regards.
    casino en ligne
    You’ve made the point.
    casino en ligne

    Responder
  9. Tudo que você precisa saber sobre catarata | Blog dr.consulta 17/06/2025 às 10:29

    […] Isso se torna um fator crítico, pois prejuízos nesse sentido estão relacionados a acidentes, perda da autonomia e até sintomas depressivos.  […]

    Responder
  10. evo 31/07/2025 às 09:45

    Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this write-up and also the rest of the website is also really good.

    https://evo-de88.com

    Responder
  11. Entenda a fibromialgia e seus impactos no bem-estar | Blog dr.consulta 29/08/2025 às 10:44

    […] publicados na revista JAMA Network Open, quase 55% dos indivíduos com o diagnóstico apresentam sintomas de depressão e transtorno de ansiedade […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
11 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510