Janeiro Branco e os cuidados com a saúde mental
Você é uma pessoa que se preocupa com a sua saúde mental? Manter-se bem emocionalmente, assim como cuidar da saúde física, é super importante para garantir uma boa qualidade de vida.
E é nesse contexto que a campanha Janeiro Branco entra em ação. A iniciativa foi criada em 2014 com o objetivo de conscientizar e chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas aos cuidados com a mente.
Segundo o Instituto Janeiro Branco, criador da campanha, a escolha desse mês para a sua realização não foi aleatória. Em termos simbólicos e culturais, é durante o primeiro mês do ano que as pessoas costumam repensar as suas vidas, atitudes e comportamentos. Basicamente, um período destinado a reflexões sociais, emocionais e existenciais.
É como se iniciássemos o ano novo em uma “folha em branco”, permitindo a idealização de um novo ciclo em nossas vidas.
Quais as ações da campanha Janeiro Branco?
A campanha realiza palestras, entrevistas, workshops, caminhadas, cursos, rodas de conversas e muito mais, com o objetivo de gerar conscientização e quebrar os tabus que ainda rodeiam os cuidados com a saúde mental, muitas vezes negligenciado pelas pessoas.
Em 2024, o tema é: saúde mental enquanto há tempo. A iniciativa também reforça que o cuidado não é unilateral, ele deve ser feito de todos os lados: individualmente, com apoio de empresas e políticas públicas.
Os números também ressaltam a importância de ampliar os conhecimentos sobre o assunto, discutir com outras pessoas e colocar em prática ações que vão ajudar a manter esse tipo de saúde em dia. Só no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% do total da população tem ansiedade.
Estudos também mostram que aproximadamente 86% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental, como a depressão.
Entre os principais fatores de risco para o desencadeamento de problemas mentais estão o estresse constante no trabalho (causador da Síndrome de Burnout), autocobranças excessivas, grandes responsabilidades, luto, conflitos familiares, isolamento social e, principalmente, traumas pessoais (um dos maiores provocadores de depressão na sociedade).
Vale ressaltar que os transtornos mentais atingem pessoas de qualquer faixa etária, raça, etnia ou classe social, daí a importância da campanha de Janeiro Branco para todos.
Quais são os principais sintomas de um paciente com transtorno mental?
Cada transtorno mental tem os seus sintomas específicos, entretanto, existem alguns sinais que merecem atenção e que são universais para detectar algum problema. São eles:
- sensação de vazio e desânimo;
- isolamento social involuntário;
- vontade de chorar constantemente;
- tristeza corriqueira;
- estresse abundante;
- insônia.
Em alguns pacientes, é muito comum o surgimento de sintomas físicos aliados aos mentais, como, por exemplo:
- dor na cabeça ou na nuca;
- dor no corpo;
- taquicardia;
- zumbido no ouvido;
- piora nos sintomas da gastrite.
Qual o momento certo para procurar ajuda médica?
Assim que notar os primeiros sintomas, um psicólogo deve ser procurado para acompanhar o caso de perto. Dependendo do estágio da doença, um psiquiatra também deve ser acionado para receitar os medicamentos corretos para o tratamento.
Não deixe que a vergonha ou a falta de informação impeça que você comece sua jornada de cuidado. O bem-estar deve ser sempre colocado em primeiro lugar!
Mas, de que maneira é possível cuidar da saúde mental?
É importante não esquecer do tema da campanha de Janeiro Branco de 2024: saúde mental enquanto há tempo. Ou seja, não espere os sintomas aparecerem para colocar em prática ações que vão te ajudar.
Isso porque, diariamente, as pessoas são bombardeadas de informações, cobranças e responsabilidades de todos os lados, seja no trabalho, na família ou em qualquer tipo de relação pessoal.
Logo, ao não cuidar da mente, permitindo válvulas de escape, é possível acumular uma quantidade excessiva de estresse, o que pode favorecer o surgimento de ansiedade e depressão.
Por isso, em meio a tanta correria, é preciso parar por alguns momentos e realizar alguma atividade que gosta ou simplesmente descansar.
Confira algumas dicas de como cuidar da saúde mental de forma inteligente e saudável:
- reserve um tempo do seu dia para fazer algo que você goste;
- mantenha boas noites de sono;
- cuide da sua alimentação;
- pratique exercícios físicos regularmente;
- conecte-se com a natureza sempre que for possível;
- mantenha boas relações pessoais;
- pratique atividades de meditação;
- evite aparelhos eletrônicos quando não for necessário;
- busque se conhecer melhor com a ajuda de um psicólogo.
Com o Cartão dr.consulta, é possível pagar mais barato em consultas, incluindo de Psicologia, e exames. E o benefício de cuidar da saúde com desconto não precisa ser só para você: inclua mais 4 dependentes, sem restrição de idade, para que pessoas queridas também tenham acesso a profissionais especializados.
Cuidado com o outro
Como citado anteriormente, o cuidado com a saúde mental não deve ser unilateral e você também pode ajudar o outro.
Ter empatia e saber ouvir pode fazer a diferença na hora de encorajar uma pessoa a procurar ajuda ou começar hábitos que a farão bem.
Menos julgamentos e mais apoio. Compartilhe esse post com alguém e faça uma corrente em prol da saúde e bem-estar. Quem cuida da mente, cuida da vida!
Fontes:
Preciso de um psiquiatra urgene.
Preciso de uma consulta .
Olá! Maria, tudo bem? Marque uma consulta conosco. Acesse nosso site no http://www.drconsulta.com ou entre em contato em alguns de nossos canais, telefone 4090-1510 ou em nosso whatsapp 4118-1339
[…] como o Janeiro Branco visam a conscientização sobre o assunto e a construção de uma cultura de acolhimento nos […]
[…] como o Janeiro Branco, que tem como objetivo a conscientização da saúde mental e emocional, se fazem muito […]