Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde mental / Como a saúde mental impacta o bem-estar físico (e vice-versa)
Saúde mental

Como a saúde mental impacta o bem-estar físico (e vice-versa)

A preocupação com o estado psicológico tem tomado conta das rodas de conversa e dos atendimentos profissionais. Essa apreensão...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
10, jan de 2025
11 minutos para ler
Como a saúde mental impacta o bem-estar físico (e vice-versa)

A preocupação com o estado psicológico tem tomado conta das rodas de conversa e dos atendimentos profissionais. Essa apreensão faz todo sentido com o cenário atual da saúde mental no mundo. 

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que quase 1 bilhão de pessoas convivem com algum tipo de transtorno.

No Brasil, por exemplo, o Ministério da Saúde aponta que ao menos 16 milhões de brasileiros têm depressão.

dr.consulta botão assinar cartão

E por mais que a saúde mental esteja muito relacionada ao mal-estar psicológico, ela também afeta outros aspectos do organismo. 

O conteúdo a seguir explica como essas condições impactam na disposição física do corpo e quais dicas ajudam a manter a qualidade de vida.

O que é saúde mental

Pela definição da OMS, o termo se refere a “um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza suas capacidades, supera o estresse normal da vida, trabalha de forma produtiva e frutífera e contribui de alguma forma para a sua comunidade”.

Nesse sentido, a saúde mental é considerada como parte da saúde geral e como um direito básico fundamental. Ou seja: cuidar da mente é tomar conta do corpo como um todo.

Em situações de desequilíbrio, ocorrem os chamados transtornos mentais – uma variedade de condições caracterizadas por pensamentos, emoções e comportamentos negativos.

Entre eles, a OMS destaca:

  • ansiedade: marcada pelo permanente estado de preocupação;
  • transtorno bipolar: cujos sintomas principais são as oscilações extremas de humor;
  • síndrome do pânico: caracterizado pela frequente sensação de medo e pavor;
  • esquizofrenia e outras psicoses: alterações da percepção da realidade;
  • demência: muito comum em idosos, com impactos na memória, no raciocínio e na capacidade de realizar tarefas cotidianas;
  • distúrbios do desenvolvimento: começam geralmente na infância e impactam a cognição e o comportamento.

Existem ainda outros distúrbios que merecem atenção, como a depressão, a fobia social, o borderline, o obsessivo-compulsivo, entre outros.

Lembrando que tanto o diagnóstico quanto o tratamento dessas condições devem ser sempre feitos por um profissional de saúde, como o psiquiatra ou o psicólogo.

Com o Cartão dr.consulta, é possível acessar diferentes exames e especialidades médicas, além do programa Saúde Mental, no qual é oferecido suporte e orientações que contribuem para o bem-estar do paciente.

Quero conhecer o Cartão dr.consulta
dr.consulta - Linhas de cuidado, apresentação dos programas

Dor crônica e sua relação com depressão e ansiedade

Como visto, os cuidados com a saúde mental estão diretamente relacionados à atenção com o corpo como um todo. Pesquisas científicas produzidas nos últimos anos comprovam esse vínculo.

Uma delas, publicada no periódico Brazilian Journal of Health Review, mostrou como existe uma forte associação entre casos de dor crônica (que persiste após três meses) e transtornos psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade.

O estudo em questão consistiu em uma revisão da literatura de artigos (publicados em inglês e português) no qual se observou uma retroalimentação das condições e uma consequente redução da qualidade de vida, extensão dos custos com saúde e aumento de pensamentos e tentativas de ameaça à vida.

Saúde intestinal e mental estão conectadas

Nos últimos tempos, a comunidade científica tem voltado sua atenção para o chamado eixo intestino-cérebro. 

Segundo artigo publicado na revista Debates em Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psiquiatra, a descoberta da comunicação bidirecional entre essas duas estruturas do corpo tem traçado novas perspectivas sobre o papel da microbiota (um conjunto de 1 a 5 mil microrganismos que vivem no intestino) na regulação das emoções.

Conforme explica o estudo, quando essa microbiota intestinal está em desequilíbrio, pode ocorrer um desencadeamento de efeitos negativos no sistema nervoso, contribuindo para alterações de humor, ansiedade e depressão. 

E o contrário também é válido: o estresse e outros transtornos mentais podem prejudicar a saúde intestinal, afetando a função digestiva e a composição microbiana. 

Este vínculo demonstra que o bem-estar digestivo e mental estão diretamente ligados. Quando um não está bem, o outro também desanda?.

Outros impactos

Sabe-se também que a saúde mental está intimamente relacionada com a saúde cardiovascular. Quando em desequilíbrio, pode potencializar o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (AVC).

dr.consulta - silhueta de mulhers se espreguiçando em frente ao sol para cuidar da saúde mental.
Imagem ilustrativa (GettyImages)

Como cuidar do bem-estar mental e físico

Para garantir que corpo e mente estejam bem, é fundamental adotar algumas medidas no dia a dia que fazem toda a diferença. 

Ainda assim, por medo ou vergonha, o assunto é cercado de preconceitos e nem sempre recebe a atenção devida. 

Pensando nisso, campanhas, como o Janeiro Branco, tem como objetivo a conscientização da importância dos cuidados com a saúde mental.

Caso a pessoa sinta algum sintoma de depressão ou de ansiedade, como falta de energia, cansaço excessivo, preocupação constante, batimentos cardíacos acelerados, sentimento de tristeza que não passa, entre outros, é fundamental buscar ajuda profissional de psicólogos ou se consultar com o psiquiatra.

Além do acompanhamento de um especialista, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para que a saúde mental seja preservada é que a pessoa mantenha uma rotina que contemple:

  1. a prática regular de atividades físicas, meditação, mindfulness, yoga e outras atividades relaxantes;
  2. uma alimentação saudável;
  3. a higiene do sono;
  4. relacionamentos com a família e amigos;
  5. o contato com a natureza;
  6. atividades que estimulem o pensamento rápido e outras habilidades cognitivas.

Além disso, é essencial evitar o excesso de telas (smartphones, tablets, computadores e outros), uma vez que a exposição, especialmente em crianças, potencializa as chances de depressão e piora a saúde mental.

Ademais, a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional também pode desencadear a síndrome de burnout, no qual a pessoa vivencia um esgotamento físico e mental relacionado, especialmente, com o estresse, excesso de demandas, pressão e responsabilidades.

Se não tratada corretamente, o burnout pode gerar outros transtornos, como a ansiedade ou a depressão. Por isso, é essencial saber balancear o tempo e a dedicação ao trabalho com o lazer e a vida pessoal.

É preciso estar atento à saúde mental de adolescentes

Dos quase 1 bilhão de pessoas que convivem com algum tipo de transtorno mental, 14% são adolescentes. 

Fatores como bullying, pressão escolar, uso de dispositivos eletrônicos, racismo, perda de pessoas queridas (luto), conflitos familiares, além da recente pandemia de COVID-19, são as principais causas para o desenvolvimento das condições mentais.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, metade de todos os transtornos começam por volta dos 14 anos – sendo que a maioria não é detectada e tratada.

Além do surgimento dos quadros de saúde, é preciso estar atento para outro dado alarmante: o suicídio entre jovens. 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aponta que essa é a terceira principal causa de morte entre pessoas de 15 a 19 anos. 

Por isso, a recomendação para mudar esse triste cenário é:

  • oferecer apoio emocional a jovens que demonstram sinais de sofrimento;
  • ouvir sem julgamentos, mostrando empatia e compreensão;
  • criar um ambiente seguro e acolhedor para discutir sentimentos dentro de casa, nas escolas e demais ambientes frequentados por eles;
  • buscar ou indicar ajuda profissional quando necessário – seja do psiquiatra, do psicólogo ou mesmo do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo canal 188. 

Com todas essas medidas, é possível cuidar da saúde mental e evitar que o organismo como um todo seja impactado.

Fontes:

  • Brazilian Journal of Health Review;
  • Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Fundo das Nações Unidas para a Infância;
  • Organização Mundial de Saúde –  World mental health report;
  • Organização Pan-Americana de Saúde;
  • Revista Debates em Psiquiatria;
  • Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

#Ansiedade#AVC#depressão#dor crônica#janeiro branco#saúde cardiovascular#saúde digestiva#Saúde mental
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Como a ansiedade domina o corpo e afeta a saúde mental | Blog dr.consulta 23/01/2025 às 08:28

    […] quadro é composto basicamente pelo conjunto de alterações físicas e psicológicas associadas à preocupação excessiva, mas sem objeto bem […]

    Responder
  2. O que são, quais são e como tratar os transtornos mentais | Blog dr.consulta 24/01/2025 às 10:26

    […] determinadas condições físicas, que levam a disfunções orgânicas capazes de causar sintomas psíquicos (destacando, por exemplo, complicações na tireoide ou a fibromialgia); […]

    Responder
  3. Como reduzir o estresse no trabalho com 4 dicas práticas | Blog dr.consulta 27/01/2025 às 09:29

    […] preventivas e de suporte, reforçando o papel do empregador em promover iniciativas que priorizem a saúde mental e o bem-estar de seus […]

    Responder
  4. As causas e consequências da síndrome de burnout | Blog dr.consulta 14/02/2025 às 10:17

    […] tempo, médicos e especialistas utilizavam palavras como “neurastenia” ou só “exaustão física e mental” para estabelecer diagnósticos diversos por conta do […]

    Responder
  5. Crise de pânico e o que é preciso saber sobre como agir | Blog dr.consulta 14/02/2025 às 13:27

    […] Os especialistas consideram a presença de pelo menos quatro dos sintomas abaixo, que combinam reações físicas e […]

    Responder
  6. O passo a passo para superar a exaustão física | Blog dr.consulta 27/02/2025 às 14:43

    […] Pequenas mudanças na rotina baseadas em orientações personalizadas certamente gerarão benefícios significativos para o bem-estar. […]

    Responder
  7. Entenda o que define o transtorno de estresse pós-traumático | Blog dr.consulta 27/02/2025 às 15:43

    […] das pessoas nota uma série de alterações associadas a sentimentos de tristeza, ansiedade e sintomas físicos, como insônia e tremores. Apesar de tudo, isso tende a desaparecer com o passar da […]

    Responder
  8. Os principais traços do transtorno de ansiedade generalizada | Blog dr.consulta 27/02/2025 às 17:32

    […] de um dia para o outro, mas vale ter a consciência de que até pequenas atitudes são capazes de contribuir com o bem-estar. Com isso, é possível investir […]

    Responder
  9. Dia Mundial da Saúde relembra importância do cuidado o ano todo | Blog dr.consulta 07/03/2025 às 10:56

    […] manter-se hidratado e ter boas noites de sono, o que é essencial para a manutenção da saúde física e mental; […]

    Responder
  10. 5 situações em que o psicólogo infantil pode ajudar | Blog dr.consulta 17/03/2025 às 12:26

    […] A infância começa a partir do nascimento e se estende até a adolescência, sendo marcada por alguns desafios naturais, como os relacionados à saúde mental.  […]

    Responder
  11. 6 razões que podem explicar uma oscilação de humor | Blog dr.consulta 25/03/2025 às 08:50

    […] palavras, embora seja completamente comum perceber inconstâncias ao longo do dia, quando elas impactam o bem-estar, é recomendado investigar suas causas, inclusive com ajuda […]

    Responder
  12. Como a Saúde Mental e Bem-Estar se Interconectam para uma Vida Plena – Siga Saúde 27/03/2025 às 15:33

    […] para a nossa comunidade. É a forma como pensamos, sentimos e agimos ao enfrentar a vida. A saúde mental influencia diretamente a maneira como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e […]

    Responder
  13. Bem-estar mental é um pilar na saúde integral. Saiba mais | Blog dr.consulta 28/03/2025 às 15:37

    […] psicológico está diretamente ligado a uma vida mais equilibrada, com impactos evidentes sobre o físico, as relações interpessoais, bem como a produtividade no […]

    Responder
  14. O papel dos medicamentos para depressão na recuperação plena | Blog dr.consulta 14/04/2025 às 12:50

    […] mais conhecidos (e importantes para o bem-estar físico e mental) são a serotonina, a noradrenalina e a dopamina. Todos têm relação direta com o humor, apetite, […]

    Responder
  15. O papel dos medicamentos para depressão na recuperação plena | Blog dr.consulta 15/04/2025 às 09:01

    […] mais conhecidos (e importantes para o bem-estar físico e mental) são a serotonina, a noradrenalina e a dopamina. Todos têm relação direta com o humor, apetite, […]

    Responder
  16. O papel dos medicamentos para depressão na recuperação plena | Blog dr.consulta 17/04/2025 às 13:57

    […] mais conhecidos (e importantes para o bem-estar físico e mental) são a serotonina, a noradrenalina e a dopamina. Todos têm relação direta com o humor, apetite, […]

    Responder
  17. Encontrar a felicidade no trabalho é bom para todos | Blog dr.consulta 23/04/2025 às 17:01

    […] atualmente entende-se que o estado em que se encontra o funcionário influencia diretamente a saúde física e mental, assim como a produtividade e até o sucesso das […]

    Responder
  18. Saiba mais sobre a candidíase vulvovaginal | Blog dr.consulta 24/04/2025 às 17:15

    […] A candidíase vulvovaginal é comum, mas é tratável e prevenível. Contar com uma orientação apropriada e seguir as recomendações no dia a dia são passos fundamentais para recuperar o bem-estar. […]

    Responder
  19. Como a inteligência emocional contribui para a sua saúde mental | Blog dr.consulta 09/05/2025 às 16:03

    […] como esses não significam, por si só, um distúrbio grave de saúde mental, mas servem de alerta para buscar apoio e promover modificações […]

    Responder
  20. Marcos 04/08/2025 às 16:48

    Escrevo sobre saúde mental a partir da minha vivência com transtorno bipolar, e vejo como tudo isso que vocês abordaram também se aplica no dia a dia de quem convive com altos e baixos emocionais. Mesmo sem ser especialista, tento compartilhar experiências que ajudem outras pessoas a se sentirem menos sozinhas — sempre lembrando que diagnóstico e tratamento são coisas que só um profissional pode orientar.

    Se puderem dar uma olhada no meu blog, ficaria feliz: http://www.viverbipolar.com.br. Obrigado pelo conteúdo e pela sensibilidade na abordagem!

    Responder
  21. 5 benefícios da alimentação saudável para o coração | Blog dr.consulta 14/08/2025 às 15:33

    […] conjunto de hábitos alimentares é um dos fatores que mais influenciam na manutenção do bem-estar, uma vez que é relevante para uma série de aspectos da atividade cardíaca. Dessa forma, manter os […]

    Responder
  22. O que explica a TPM? Saiba como aliviar os sintomas | Blog dr.consulta 28/08/2025 às 09:32

    […] Cartão dr.consulta facilita o acesso a consultas com especialistas, incluindo na área de saúde mental, e exames ginecológicos, com valores mais vantajosos. Pacientes também contam com programas de […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
11 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510