Quando usar Ozempic para emagrecer
Conhecido por fazer parte do grupo das “canetas emagrecedoras”, o medicamento passou a ser muito procurado por quem quer perder peso rápido, já que age como um inibidor da fome e, consequentemente, resulta na diminuição de quilos na balança.
No entanto, o uso de Ozempic para emagrecer não é indicado para todas as pessoas. Além de não ser milagroso, ele pode causar efeitos colaterais graves se usado de forma inadequada.
Por isso, novas regras de controle foram determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Como o Ozempic atua no corpo
Em sua formulação, o fármaco tem como princípio ativo a semaglutida – substância que imita a ação natural do hormônio GLP1, produzido no intestino.
Atuando no hipotálamo, fígado e pâncreas, ele reduz a produção de glicose, estimula a liberação de insulina e controla a saciedade.
Dependendo da dosagem, o consumo de calorias tende a cair de 30% a 40%, aponta a Associação Paulista de Medicina (APM), prometendo a diminuição de até 17% da massa corporal em um ano.
Por esse motivo, mesmo inicialmente sendo aprovado no Brasil pela Anvisa apenas para o tratamento do diabetes tipo 2, na dosagem de 1 mg por semana, rapidamente se tornou popular e até divulgado por celebridades como método de eliminação de gordura.

Indicações de Ozempic para emagrecer
Na bula do remédio, como explica a APM, consta a indicação da utilização como coadjuvante à contenção de calorias.
Porém, somente para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30 (obesidade) ou 27 (sobrepeso), com comorbidades relacionadas, como hipertensão e o próprio diabetes.
Diante disso, a Anvisa liberou a administração de medicamentos com Ozempic e Wegovy (que também tem a semaglutida na formulação) para este fim no início de 2023, na dosagem de 2,4 mg semanalmente.
Paralelo ao aumento da procura e à disseminação do uso indiscriminado incentivado por pessoas públicas, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), junto à Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), divulgou uma nota oficial de alerta.
O documento reforça que a obesidade é uma doença crônica, multicausal e de difícil tratamento, e que abordagens como essa, aprovadas por órgãos regulatórios por sua eficácia, devem ser orientadas e prescritas após avaliação clínica individual.
Utilizada de forma inadequada – ou apenas para fins estéticos –, a substância pode expor as pessoas a riscos de saúde.
Para reduzir essas chances e os abusos na automedicação, a Anvisa alterou a regulamentação neste ano (2025) e a comercialização agora passa a exigir receita médica, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Efeitos colaterais do Ozempic
As canetas emagrecedoras e outros fármacos chamados de milagrosos (caso do Mounjaro), como todo remédio, têm efeitos adversos – a maioria associados ao sistema gastrointestinal.
Entre os mais comuns estão náusea e vômito, destaca a APM, mas também podem provocar:
- diarreia;
- constipação;
- gastrite;
- refluxo (e evolução para a doença do refluxo gastroesofágico);
- queimação no estômago (azia);
- dores abdominais e/ou de cabeça;
- cansaço ou fraqueza;
- indigestão;
- flatulência;
- gastroenterite;
- cálculo biliar.
Sintomas e quadros como esses precisam de assistência imediata de um gastroenterologista para diagnósticos e intervenções que evitam complicações mais graves.
Recentemente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também levantou outros pontos de alerta para possíveis reações cutâneas demonstradas em estudos, como:
- queda de cabelo (alopecia);
- alterações na sensibilidade da pele (formigamento ou dores);
- irritações no local da aplicação subcutânea;
- flacidez, rugas e envelhecimento precoce devido ao emagrecimento rápido.
Ao notar modificações no aspecto da derme, independentemente do motivo, é indicado que o paciente busque ajuda de profissionais da área de Dermatologia.
Como emagrecer de forma saudável
Tanto a perda quanto o ganho de peso devem ser supervisionados por especialistas, como endocrinologistas, nutricionistas e/ou nutrólogos, que podem avaliar o caso individualmente, solicitar procedimentos quando necessário e adequar dietas.
Com o Cartão dr.consulta, é possível ter acesso facilitado a consultas, exames e tratamentos com preços mais vantajosos e diversas outras vantagens para cuidados mais precisos.

De forma geral, as entidades de saúde recomendam a adoção de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde como um todo e para alcançar uma perda de peso satisfatória. São eles:
- ter uma alimentação equilibrada;
- praticar atividades físicas regularmente;
- beber água (aproximadamente 2 litros por dia para adultos);
- dormir bem.
Embora o uso de Ozempic para emagrecer possa fazer parte das escolhas terapêuticas de alguns quadros, mudanças no estilo de vida e o acompanhamento médico periódico são as medidas mais eficazes para garantir o bem-estar.
Fontes:
[…] Como usar o Ozempic para emagrecer? Saiba se é recomendado […]
[…] substâncias usadas para o tratamento da condição, como a semaglutida, mostraram-se efetivas e seguras para a perda de peso e são indicadas para o tratamento da […]
Sou cliente e paciente Dr Consulta. Quero usar a simaglutida. Já conversei com um médico ele disse que preciso de avaliação por já portar doença relacionada com a obesidade e portanto preciso de receita e um acompanhamento. Em que podem me ajudar.
Olá! Tayne, tudo bem? Recomendamos que você passe em uma avalição com o Endocrinologia.
Do you have a spam issue on this blog; I also
am a blogger, and I was wanting to know your situation; many of us have developed some nide practices and we are ooking too swap strategies with
other folks, bbe sure to shoot me an email if interested. http://Boyarka-Inform.com/
[…] outro medicamento muito associado ao emagrecimento que ganhou os holofotes recentemente foi o Ozempic, cuja substância presente é a […]
Consigo uma uma avaliação on line com endócrino para uso da ozempic?
Boa noite! Já fiz muitas dietas sem auxílio de remédio, gostaria de tentar com auxílio de ozempic, mas com receita médica, faço exercícios mas parece que depois da menopausa , parece que aumento o peso em vez de emagrecer. Mas não tenho indicação de um médico que possa fazer esse tratamento com auxílio do ozempic.
Poderia me retornar ?
Desde já agradeço.
Sou do Rio de janeiro , zona oeste , bairro de santa cruz.
[…] recentemente, novos medicamentos foram introduzidos no mercado. Fármacos como Ozempic (nome comercial da semaglutida) e Mounjaro (cujo princípio ativo é a tirzepatida) vêm sendo […]
Quality articles is the important to invite the people
to visit the site, that’s what this website is providing.