Tive diagnóstico de isquemia, e agora?
A isquemia prejudica a oxigenação do coração e precisa de atendimento de emergência
A isquemia acontece quando o fluxo de sangue que chega ao coração diminuiu por causa de um obstáculo em alguma artéria. Esse obstáculo pode ser parcial ou total, mas, de qualquer maneira, prejudica a oxigenação do coração, podendo causar danos bem graves, como lesão no músculo cardíaco, infarto e até morte súbita.
Dores no lado esquerdo do peito, no pescoço ou maxilar, ombro ou braço, falta de ar, náusea e vômitos podem ser sinais de que uma isquemia está prestes a acontecer.
No entanto, em geral, esse é um evento que ocorre lentamente, piorando ao longo do tempo, sem gerar sintomas. Por isso é tão perigoso!
Existem algumas condições clínicas que favorecem a isquemia. Vale a pena checar a lista: aterosclerose, trombos, espasmos coronários, cardiopatia congênita, taquicardia, dislipidemias, infecções, anemia grave, hemorragias, asfixia, intoxicação por monóxido de carbono, exercícios extenuantes, emoções fortes, tabagismo, histórico familiar.
O diagnóstico de isquemia é sempre dado pelo médico e, como essa é uma condição que exige medidas de emergência, ao menor sinal de que algo está errado com o coração, é preciso buscar ajuda rapidamente.
O tratamento sempre vai depender da causa e da gravidade dos danos causados pela isquemia.
É muito comum que o médico receite medicamentos e, em casos mais sérios, recomende procedimentos cirúrgicos para desobstruir a artéria bloqueada.
Feito isso, é possível voltar à rotina, mas colocando as consultas médicas como prioridades na agenda, como forma de prevenir outros episódios de isquemia ou mesmo tratar alguma sequela.
Você sabia?
A isquemia pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas tem consequências mais sérias, com risco de morte, quando atinge artérias que levam sangue ao coração e ao cérebro.
[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de cardiologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/cardiologista”]
Obrigada pelas informações ‘ gostei das explicações estava precisando!!!!
??
Obrigada, pelos esclarecimentos
?
Esclarecedor, estou passando mais uma vez por isquemia cardíaca, já está marcado um cateterismo.
Já passei por isso quatro vezes, sendo necessário angioplastia com stend, já são nove, agradeço a Deus todos os dias,por estar viva.
Foram quatro infartos.
Vou passar por esse agora também e voltar pra casa ?
Que bom que você gostou, continue sempre nos acompanhando! ?
Olá Maria! Que bom que gostou 🙂
Obrigada
Texto muito exclarecedor
Amei
Continue sempre nos acompanhando! ?
bom dia ! meu marido fez esteira ha 5 anos e acusou isqiuemia, fez cateterismo mas devido a calcificação do bloqueio, o coração dele fez uma veia alternativa de desvio( nao sei definir ) que o coração esta irrigado, Agora fe novamente esteira e acusou novamente a isquemia será que pode ser diagnostico de repetição ou sera uma nova isquemia ?
Olá, Katia! Seria interessante ele apresentar os dois resultados ao médico para que ele possa avaliar!
tbm tive im infarto isquemia crônica coloquei 4 extence estou em recuperações faz 3 meses ainda sinto dor no peito e nas costas é normal sentir este desconforto me preocupo bastante pode me dar algumas orientações
Olá, Marta! Tudo bem? Seria interessante procurar um profissional para verificar sobre esse desconforto!
As perguntas muito bem formalizadas, e que geralmente o ser humano desconhece, sendo assim as explicações para cada pergunta tem um texto muito bem explicado e em uma linguagem que todo conhecem.
Fiz uns exames em Barretos e recebi o resultado esquemia 3% se faz necessário fazer o cateterismo?
O cardiologista do.sus que passei falou.que.eu devo fazer cateterismo.
Fiz exames e acusou isquemia.
A cardiologista receitou remédio para controle de pressão pois apesar de tomar remédio para controlar, o mapa acusou hipertensão.
Tenho tido muita falta de ar e não sei o que fazer. Estou fazendo ousada medicação já há uma semana.
Meu eco deu possivel esquemia do miocardio inferior devo me preocupar
Olá! Marcio, tudo bem? Os sintomas dessa condição geralmente incluem dor no peito, falta de ar e sudorese, recomendamos que passe com um cardiologista para melhor orientação e acompanhamento.
Quais os cuidados alimentares p que teve e tem isquemia?….
…