Saiba quais são as causas do estresse, sintomas e tratamento
Quem nunca se sentiu agitado, ansioso e irritado ao mesmo tempo? Essas respostas físicas e emocionais são compartilhadas pela maioria das pessoas. Porém, você sabe dizer quais são as maiores causas do estresse?
Esse sentimento pode ter motivações muito contextuais e aparece na vida das pessoas de diversas maneiras. Não à toa, diante de tantos estímulos, estamos propensos a nos sentir assim diariamente.
Porém, aceitar esse nervosismo como parte da rotina é algo perigoso para a saúde física e mental. Sabendo disso, só há uma saída: saber mais sobre o tema e aprender formas de lidar.
Os tipos
Nem toda irritação é igual ou proveniente do mesmo gatilho, porém, quais são as tipificações existentes?
O estresse pode ser dividido em duas categorias: agudo e crônico. No agudo, trata-se de algo passageiro, de curta duração, porém mais intenso. Normalmente, é causado por situações traumáticas.
Já o crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, estando presente no dia a dia de maneira mais corriqueira e menos explosiva.
Principais causas do estresse
Dessa maneira, os motivos que desencadeiam esse quadro se diferem para cada um dos tipos mencionados e, segundo o Ministério da Saúde (MS), os mais frequentes são:
- traumas;
- acidentes;
- luto;
- desemprego;
- conflitos sociais (familiares ou até mesmo no ambiente de trabalho);
- estar sob pressão.
Pacientes diagnosticados com doenças crônicas ou que apresentam complicações médicas recorrentes, por exemplo, estão predispostos a desenvolver crises de irritabilidade com maior frequência.
Sinais desse quadro
Segundo a Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasi (Isma-BR), em 2017, 70% da população ativa do nosso País já apresentou ou apresenta sintomas. Esse número coloca o Brasil como aquele com maior índice de pessoas ansiosas no mundo.
Tanto a longo quanto a curto prazo, esse sentimento pode provocar manifestações físicas e psicológicas, com intensidades que variam de pessoa para pessoa.
Sintomas físicos
- queda de cabelo;
- dor de cabeça;
- tensão muscular;
- alergias;
- questões de pele;
- alterações gastrointestinais;
- taquicardia;
- aumento da pressão arterial.
A hipertensão é uma doença cada vez mais comum entre os brasileiros e pode também ser causada pelo excesso de momentos estressantes. Segundo uma pesquisa realizada pela USP, foi percebido um aumento de 3,7% no número de hipertensos em apenas 15 anos.
Sintomas psicológicos
- ansiedade;
- angústia;
- preocupação;
- irritabilidade;
- tontura;
- falta de concentração;
- insônia;
- falta de libido.
Caso identifique algum desses sinais, não deixe de agendar uma consulta com um profissional da saúde para análises mais aprofundadas. As especialidades indicadas para estes casos são a psicologia e a psiquiatria.
Quando é preciso procurar ajuda?
Agora que você já sabe as causas do estresse e quais os sintomas frequentes, é possível fazer uma autoanálise e refletir se você está, ou não, sentindo essa irritação com uma frequência maior do que deveria.
Condições relacionadas
Assim como a hipertensão, existem outros diagnósticos e doenças que podem ser desencadeadas por períodos de nervosismo intenso, como:
No dr.consulta, temos especialistas à disposição para ajudar caso você se identifique com os exemplos. Além disso, aproveite o Cartão dr.consulta para ter descontos em diversas consultas e exames para cuidar de você e de toda a sua família.
Como tratar? É possível?
Nem sempre é possível evitar situações estressantes, mas uma sugestão é procurar fazer alguma atividade que você gosta sempre que sentir-se angustiado, preocupado ou ansioso.
Chás calmantes, como o de camomila e erva cidreira, também podem ajudar a controlar a irritabilidade, bem como o uso de calmantes naturais, a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Por fim, a terapia com psicóloga(o) pode auxiliar no processo de se autoconhecer e desenvolver ferramentas, ajudando na recuperação da qualidade de vida.
Como controlar?
O tratamento e controle consistem em rever a forma com que você lida com os momentos que desencadeiam essa reação.
O psicólogo(a) é o profissional ideal para auxiliar nesse processo, como mencionado, porém você mesmo pode adotar outras práticas:
- Aromaterapia: com o uso de óleos essenciais, apenas algumas gotas de lavanda, por exemplo, ajudam a fadiga;
- Meditação: a meditação é uma técnica milenar que faz com quem a pratica foque sua mente no presente, alcançando um estado de clareza mental e emocional;
- Técnicas de respiração: existem diversas técnicas de respiração para aliviar a ansiedade. Quando estiver sentindo irritação, aposte em uma dessas técnicas e concentre-se na sua respiração;
- Ouvir música: músicas relaxantes ou até mesmo sons da natureza são capazes de restaurar nosso equilíbrio após um dia muito estressante;
- Massagens e alongamentos: esse diagnóstico costuma nos deixar tensos, e uma boa massagem e alguns alongamentos, além de soltar os músculos, traz uma sensação de bem-estar;
Essas são apenas algumas ideias para aliviar ou reduzir o estresse. mas elas não substituem acompanhamento médico frequente.
Por isso, lembre-se que você e sua família podem sempre contar com o dr.consulta para manter uma boa saúde física e mental. Afinal, tem sempre um perto de você.
Fontes:
- Estresse | Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SS-GO);
- Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasi (Isma-BR);
- Brasil apresenta aumento de 3,7% no número de hipertensos em apenas 15 anos | Departamento de Medicina da Universidade de São Paulo (USP);
- Estresse atinge cerca de 70% da população ativa e exige atenção | UOL | São Paulo Agora.
Olá bom dia
Gostaria de saber qual o valor da consulta com o psiquiatra e psicológa.
Minha irmã mora na zona Leste no Carrão e precisa com urgência, ela estava tratando ansiedade e síndrome do pânico, mas o convênio dela, só marca pra locais distantes, pódem ajudar?
Olá Paula! Os valores de consultas, exames e procedimentos podem ser conferidos através do nosso site no http://www.drconsulta.com ou pela nossa central de atendimento no (11) 4090-1510, opção 1.
Parabéns pelo conteúdo bem explicado, completo e direto ao ponto ! Recomendo a todos a leitura de um outro post sobre como eliminar o cansaço físico e mental: https://drsaudeeforma.shop/blog/cansaco-fisico-e-mental/
Olá! Maria, tudo bem? Ficamos contente que tenha gostado, pois buscamos levar mais conhecimento sobre situações do dia a dia!
[…] momentos estressantes e ansiogênicos (aqueles causadores da ansiedade) estão presentes no cotidiano das pessoas. De […]
[…] falem e se ouçam. Do contrário, não é um diálogo. E, em discussões mais acaloradas e nos momentos de estresse é exatamente a ausência desses atos que […]